Português é preso no Recife por tráfico internacional de mulheres

A Polícia Federal de Pernambuco prendeu na última quarta-feira (26) um homem de nacionalidade portuguesa que era procurado internacionalmente pelos crimes de importunação sexual, auxílio à imigração ilegal e lenocínio, que consiste na exploração da prostituição ou na coação de alguém a essa prática.

O estrangeiro foi levado pela PF até o aeroporto do Recife, onde teve sua prisão formalizada. Ele havia sido detido em 2022 e, em seguida, solto por meio de uma liminar com algumas restrições, enquanto aguardava a extradição. No entanto, o governo português informou às autoridades brasileiras que ele seguia envolvido nas mesmas atividades criminosas, especialmente no tráfico de mulheres.

A primeira prisão do português ocorreu em 9 de fevereiro de 2022, quando o homem foi localizado em seu apartamento em Boa Viagem, na zona sul do Recife. Segundo a PF, contra ele há uma condenação em Portugal de quatro anos e dois meses de prisão, com sentença transitada em julgado em 2014, sendo considerado foragido.

Em junho de 2022, o nome do estrangeiro foi incluído na difusão vermelha da Interpol, quando se tornou procurado nos países membros da polícia internacional. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu um mandado de prisão emitido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Após o alerta do governo português e com o apoio do Núcleo de Cooperação Internacional e do Grupo de Capturas, a Polícia Federal prendeu novamente o estrangeiro no Recife.

Segundo a PF, o processo de extradição deve ocorrer em breve, permitindo que ele cumpra pena em seu país natal.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Português é preso no Recife por tráfico internacional de mulheres no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.