Folk, rock e Nobel: veja curiosidades sobre a carreira de Bob Dylan

A vida e carreira do músico Bob Dylan, 83, envolve inúmeras premiações, reconhecimentos concedidos, mais de 600 composições e 6.000 regravações — além de flertes com o rock impedidos e turnês sem fim.

Seu histórico foi transformado no longa “Um Completo Desconhecido“, que concorre em sete categorias no Oscar 2025: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (pela atuação de Edward Norton), Melhor Figurino, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Som, Melhor Ator (Timothée Chalamet) e Melhor Direção (James Mangold).

Veja curiosidades sobre a carreira de Bob Dylan

Nobel

Em 2016, Dylan recebeu um Prêmio Nobel de Literatura da Academia Sueca. No anúncio oficial, a escolha foi justificada por ele ter “criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música norte-americana”

O músico, no entanto, se recusou a comparecer à cerimônia, mantendo sua personalidade reclusa. Ele só aceitou o prêmio meses depois, enviando um discurso de aceitação por escrito para a Academia Sueca.

Composições famosas

Bob Dylan é conhecido por ser um grande compositor — ele escreveu mais de 600 músicas, algumas de grande sucesso como “Blowin’ in the Wind”, “Like A Rolling Stone”, “All Along The Watchtower”, “Knockin’ On Heaven’s Door” e “Make You Feel My Love”.

De acordo com o Bob Dylan Center — o museu dedicado à vida e obra do cantor nos Estados Unidos –, suas músicas foram regravadas mais de 6.000 vezes por artistas como Duke Ellington, Jimi Hendrix, Guns N’ Roses, Stevie Wonder, Rod Stewart, Staple Singers, Red Hot Chili Peppers, Bob Marley, Pearl Jam, Neil Young, Adele e U2.

Turnê sem fim

As turnês do cantor receberam o apelido de intermináveis pelo grande número de shows que Dylan fazia pelo mundo. Ela começou em 1988 e os fãs nunca viram seu fim.

O músico, entretanto, escreveu na capa do álbum “World Gone Wrong”, de 1993, que “houve uma ‘Never Ending Tour’, mas ela terminou em 1991 com a saída do guitarrista GE Smith. Essa já acabou há muito tempo e houveram muitas outras desde então”.

Mesmo assim, os fãs e os meios de comunicação continuam contabilizando os shows — que já passaram a contagem de 3.000 desde seu início, há 37 anos.

Músicas de rock vetadas

Dylan tentou flertar com a carreira no rock, mas foi impedido por seus produtores. Ele chegou a gravar um single no estilo, o “Mixed Up Confusion”, no final de 1962, mas seu empresário, Albert Grossman, o tirou de circulação para mantê-lo como um artista do gênero folk acústico.

O cantor conseguiu dar uma guinada para o rock em 1965, com seu álbum “Bringing It All Back Home”. As novas músicas deixaram claro que ele havia se afastado de seu gênero de estreia.

Em sua carreira, o ponto de virada aconteceu alguns meses depois do lançamento, quando ele tocou guitarra elétrica no Newport Folk Festival, acompanhado da banda Paul Butterfield Blues.

Reconhecimento

O currículo do cantor é recheado de prêmios e reconhecimento que lhe foram entregues em seus 83 anos de vida. Dylan recebeu um doutorado honorário em música da Universidade de Princeton, Nova Jersey, em 1970, e outro da Universidade de St. Andrews, Escócia, em 2004.

O presidente Clinton o presenteou com uma honraria do Kennedy Center na Casa Branca em 1997, e, em 2012, ele recebeu a mais alta honraria civil dos Estados Unidos, a Medalha Presidencial da Liberdade, do presidente Barack Obama.

Em relação ao Grammy, ele foi indicado 38 vezes e conseguiu 10 gramofones durante sua carreira. Sendo a primeira na 15ª edição, em 1972, quando ganhou na categoria Melhor Álbum do ano com “The Concert For Bangla Desh”.

Além disso, seu nome está citado no Hall da Fama do Rock, no Hall da Fama dos Compositores de Nashville e no Hall da Fama dos Compositores de Nova York.

“Um Completo Desconhecido”: Bob Dylan contribuiu para roteiro

Este conteúdo foi originalmente publicado em Folk, rock e Nobel: veja curiosidades sobre a carreira de Bob Dylan no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.