Enterro de Silvio Santos será fechado e de acordo com tradição judaica: entenda como funciona

Neste sábado (17/8), a família Abravanel anunciou que o enterro do apresentador e fundador do SBT, Silvio Santos, será restrito apenas aos familiares. A decisão, segundo o comunicado, foi tomada em respeito ao desejo expresso pelo empresário.

A cerimônia seguirá a tradição judaica e não contará com velório. “Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, à medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida“, escreveu a família em nota.

Ele pediu para que assim que ele partisse, que levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria com que ele viveu”, diz outro trecho do comunicado oficial.

Silvio Santos faleceu em São Paulo, aos 93 anos. Ele estava internado desde 1º de agosto no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, e afastado da televisão desde setembro de 2022. O apresentador havia sido internado anteriormente em 16 de julho com H1N1 e recebeu alta em 21 de julho.

O SBT confirmou a morte de Silvio Santos por meio de suas redes sociais. O perfil da emissora no X, antigo Twitter, afirmou que “a família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”. Silvio deixa sua esposa, Íris Abravanel, e seis filhas.

Enterro de Silvio Santos segundo os rituais judaicos

Silvio Santos, sendo judeu, não pode ser cremado e seu enterro está previsto para o domingo, 18 de agosto. Segundo a tradição judaica, o ideal é enterrar o corpo dentro de 24 horas após a morte. O local do sepultamento não foi divulgado.

O funeral seguirá os ritos religiosos. Após a confirmação da morte, o primeiro passo é contatar o Chevra Kadisha, um grupo de voluntários responsáveis pelos procedimentos funerários. Eles ajudarão na preparação do corpo, um processo conhecido como Taharat, que inclui um banho com água pura e a recitação de preces para pedir perdão pelos pecados cometidos em vida.

Silvio deve ser enterrado com roupas brancas, conhecidas como Tachrichim, que simbolizam a neutralidade da alma ao se encontrar com Deus. O caixão provavelmente será simples, refletindo a ideia de igualdade perante Deus, e terá apenas uma Estrela de Davi e as iniciais do apresentador.

Após a preparação, o caixão será colocado diretamente em contato com a terra. Cada membro da família jogará uma pá de terra sobre o caixão, e uma lápide será colocada com as informações do falecido, como nome e datas de nascimento e morte, tudo em hebraico.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.