Quem é José Luiz Felício Filho, piloto e presidente da Voepass

Na sexta-feira (9/08), um avião da Voepass caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todas as 62 pessoas a bordo. O presidente e co-fundador da Voepass, José Luiz Felício Filho, afirmou, em seu primeiro pronunciamento após o acidente com um avião da companhia aérea, que em sua gestão a companhia sempre atuou de forma a garantir a segurança dos clientes e funcionários.

“Desde que assumi a presidência dessa empresa, em 2004, sempre construí uma base com diretrizes sólidas, pautadas pelas melhores práticas internacionais para garantir a segurança operacional de todos”, disse Filho, conforme informações do Agências Brasil.

“É um momento de grande pesar para a família Voepass”. Felício Filho garantiu que a empresa segue “as melhores práticas internacionais” de segurança. Assegurou também que todas as famílias serão devidamente assistidas.

José Luiz Felício Filho é também piloto e cofundador da empresa, criada pelo pai José Luiz Felício, que morreu aos 81 anos em outubro de 2023. Felicio diz que assumiu a presidência da companhia em 2004 e que vem da área de transportes.

Em 2021, José Luiz Felício Filho vendeu a MAP para a Gol e, no mesmo ano, a Voepass firmou uma parceria estratégica com a Latam, uma das maiores companhias aéreas brasileiras.

Atualmente, a Voepass é dirigida por Eduardo Busch, que começou na empresa como trainee em 2017 e, agora, é o CEO. Busch, apaixonado por aviação, conta com o suporte de um advogado para auxiliar na gestão da companhia.

Caixa-preta do avião da Voepass gravou gritos e pedido de copiloto

A Caixa-preta do avião da VoePass revela últimos momentos do voo, com gravações de gritos e tentativas de estabilização. Segundo a análise do Cenipa, as gravações da caixa-preta do avião ATR-72 da VoePass capturaram cerca de duas horas de conversas na cabine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.