DF convoca mais 250 bombeiros para combater fogo no Parque Nacional de Brasília

O governo do Distrito Federal convocou mais 250 bombeiros militares para combater o incêndio no Parque Nacional de Brasília.

Segundo o corpo de bombeiros militares do Distrito Federal, a expectativa é finalizar a operação ainda nesta segunda-feira (16). Todos os bombeiros do DF estão de sobreaviso, ou seja, à disposição para ir a campo.

A operação foi dividida em quatro frentes: uma sob responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e outras três sob comando dos bombeiros. Até o momento, uma das frentes foi controlada.

O principal foco dos profissionais no momento é evitar que o incêndio se alastre.

O incêndio que atingiu o Parque Nacional de Brasília no último domingo (15) segue com focos ativos e com risco de se espalhar, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

Pela manhã, havia 93 combatentes em campo, divididos em frentes, para evitar que o fogo se alastrasse.

A Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar as possíveis causas da queimada.

Qualidade do ar

O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, afirmou a jornalistas que houve uma piora inicial na qualidade do ar de Brasília em razão de uma “calmaria nos ventos”, que deixou a fumaça estagnada na cidade.

Com o amanhecer e a volta dos ventos, porém, a névoa se dissipou e os índices de qualidade melhoraram.

Segundo a agência suíça IQAir, o índice da qualidade do ar nesta segunda na capital é de 81, considerado moderado. A recomendação, principalmente para grupos de risco é evitar atividades físicas ao ar livre, usar máscaras em áreas externas e beber bastante água.

A Universidade de Brasília (UnB) e escolas próximas ao Parque Nacional cancelaram as atividades nesta segunda-feira.

Nemer afirmou que terá reunião nesta tarde com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, para tratar das queimadas.

Segundo ele, dentre as demandas a serem discutidas está a importância de se ter um efetivo de brigadistas destinado ao combate de incêndios durante todo o ano, e não somente no período de seca.

Este conteúdo foi originalmente publicado em DF convoca mais 250 bombeiros para combater fogo no Parque Nacional de Brasília no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.