Momento: Milei ignora prefeito de Buenos Aires e a própria vice em evento

O presidente argentino Javier Milei ignorou, neste domingo (25), o prefeito de Buenos Aires, Jorge Macri, e sua própria vice, Victoria Villarruel, antes de uma missa de comemoração da Revolução de Maio, que deu início ao processo de independência do país.

Ao chegar na Catedral Metropolitana de Buenos Aires, Milei cumprimentou os presentes, mas passou reto pelo prefeito portenho, que ficou com a mão estendida esperando o cumprimento. Ao lado de Macri estava Villarruel, que também não foi cumprimentada pelo presidente argentino.

Veja o momento em que Milei ignora o prefeito e a vice:


Milei estava acompanhado de seus ministros e do arcebispo de Buenos Aires, Jorge Ignacio García Cuerva, que cumprimentou a vice.

O líder argentino acusa o prefeito portenho, primo do ex-presidente Mauricio Macri, de atuar contra a aliança entre suas forças políticas para as eleições legislativas deste ano.

Em sua rede social, Milei escreveu, sobre o episódio, que “Roma não paga a traidores”, uma expressão que teria surgido na Roma antiga para expressar que a traição não deve ser recompensada.

“Ao ser bom com os malvados (isto é com quem trai, mente, faz calúnia, injúria e mancha [os demais] por uma mera vantagenzinha), termina-se sendo muito malvado com os bons”, escreveu Milei na rede social X.

Quanto a Villarruel, há mais de um ano fala-se de um grande distanciamento entre os dois. O presidente já fez críticas públicas à sua vice, afirmando que muitas de suas declarações não estão alinhadas com a visão de seus eleitores.

Um dos questionamentos de Milei foi por Villarruel ter defendido o aumento de salários de legisladores, quando o Executivo havia se oposto a reajustes, em meio à sua batalha por atingir superávit fiscal.

Segundo a imprensa argentina, também houve mal estar por ela, que também é presidente do Senado, ter habilitado, no começo do ano passado, uma sessão legislativa que poderia facilitar o veto de um decreto de Milei para desregular diversos setores da economia.

Questionada por jornalistas após a cerimônia acerca de se a falta de cumprimento era grave, a vice de Milei respondeu: “Precisa perguntar para ele. Eu sempre cumprimento”, disse

Adicionar aos favoritos o Link permanente.