Familiares de George Floyd, o reverendo Al Sharpton, e o advogado de direitos civis Ben Crump, se reuniram para marcar o quinto ano de sua morte neste domingo (25) na cidade de Pearland, no Texas.
“Queremos que George Floyd seja lembrado como aquele que mudou a polícia para o resto da história deste país”, disse o reverendo Al Sharpton.
George Floyd era um homem negro, que foi assassinado por Derek Chauvin, um policial branco de Minneapolis que se ajoelhou em seu pescoço impedindo que Floyd respirasse.
“Não vamos desistir. Vamos continuar lutando”, disse Philonise Floyd, irmão de George.

Caso aconteceu em 2021
O assassinato de Floyd, assim como o de Breonna Taylor, morta a tiros pela polícia de Louisville que cumpria um mandado de busca sem aviso prévio, gerou protestos em todo o mundo contra abordagens policiais com motivação racial durante o final do primeiro mandato do presidente Donald Trump, em 2021.
O governo Trump está encerrando os esforços para garantir acordos para a supervisão federal dos departamentos de polícia de Minneapolis e Louisville, no Kentucky, apesar do governo anterior ter constatado que eles violavamos direitos civis de pessoas negras com frequência.
Em um grande retrocesso nas investigações federais de direitos civis, o Departamento de Justiça informou na quarta-feira (21) que também estava encerrando as buscas e anulando conclusões de má conduta em seis outros departamentos de polícia.
Ainda de acordo com o Departamento de Justiça, as investigações — muitas iniciadas após uma onda de protestos mundiais contra a justiça racial em 2020 — foram consideradas excessivas.
-
1 de 8Leitura do veredicto foi feita na cidade Minneapolis -
2 de 8Desde maio de 2020, militantes pedem justiça pela morte de George Floyd -
3 de 8Assassinato foi considerado um símbolo do racismo nos Estados Unidos -
-
4 de 8Morte de Floyd foi considerada o estopim do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em inglês) -
5 de 8Durante todo o julgamento, grupos de pessoas aguardaram do lado de fora do tribunal -
6 de 8Após leitura, pessoas comemoraram e reagiram nas ruas -
-
7 de 8Após leitura, pessoas comemoraram e reagiram nas ruas -
8 de 8Após leitura, pessoas comemoraram e reagiram nas ruas