Festival de Cannes: Wagner Moura vence Melhor Ator com “O Agente Secreto”

O ator Wagner Moura, 48, venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes 2025 pela atuação no filme brasileiro “Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho. A vitória foi anunciada neste sábado (24) em um evento na cidade do litoral da França.

Este é um feito inédito para o país até então — anteriormente, apenas Fernanda Torres conquistou a honraria na categoria de atuação feminina, por sua performance em “Eu Sei que Vou Te Amar”, em 1986. O filme brasileiro ainda concorre a premiação máxima do festival, o Palma de Ouro.

Wagner Moura teve uma disputa acirrada com as performances de destaque de Guillaume Marbeck (“Nouvelle Vague”), Aleksandr Kuznetsov (“Two Prosecutors”), e Benicio del Toro (“O Esquema Fenício”).

O festival está utilizando geradores para garantir que as exibições possam continuar, que a cidade no litoral da França sofreu um apagão que deixou cerca de 160.000 residências sem eletricidade neste sábado (24).

O thriller sobre a ditadura foi ovacionado em sua estreia, conquistando 13 minutos de aplausos em sua exibição em Cannes, além ter recebido aprovação máxima da crítica.

Sobre o que fala “O Agente Secreto”?

A trama é ambientada na década de 1970, durante a ditadura militar no Brasil, e acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia, que foge de um passado misterioso e decide voltar ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), que retorna ao cinema brasileiro. Nomes como Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”) e Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) compõem o elenco.

View this post on Instagram

A post shared by Festival de Cannes (@festivaldecannes)

Veja o momento da premiação

O Agente Secreto: o que se sabe do filme brasileiro exibido em Cannes

*Em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.