Na tarde da última quinta-feira (22), um homem foi detido após ameaçar explodir uma bomba artesanal em frente ao prédio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) confirmou que o artefato foi detonado por especialistas do Esquadrão Antibombas no início da noite. As informações são do g1.
O homem estava acompanhado por uma mulher grávida e duas crianças pequenas. Após duas horas de negociação, a PM conseguiu isolar o grupo e prender o suspeito. A mulher foi encaminhada a um hospital da rede pública e as meninas, de 2 e 4 anos, foram acolhidas por equipes de assistência social.



Os vídeos divulgados nas redes mostram o momento da explosão realizada pela polícia, com uma nuvem de fumaça branca e um forte estrondo próximo à entrada do ministério. Antes disso, um policial alertou os funcionários para se afastarem das janelas do prédio e iniciou uma contagem regressiva para garantir a segurança.
De acordo com informações da PMDF, além da bomba artesanal, o homem carregava cerca de 20 “bombinhas” dentro de uma mochila. A polícia acredita que ele tenha usado algumas delas para provocar uma explosão menor no gramado em frente ao edifício por volta das 16h.
Funcionários relatam susto com a primeira explosão
O estagiário Mateus Melo da Rocha, que estava no oitavo andar do prédio, afirmou ter ouvido o barulho do primeiro artefato. O auxiliar de escritório Kaleb Estanislau também presenciou o momento: “Estávamos dentro da sala trabalhando e escutamos o barulho da bomba. O pessoal começou a correr para ver o que era“, relatou Kaleb ao g1.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope), responsável pela negociação com o suspeito, informou que o homem apresentava comportamento confuso e não conseguiu explicar claramente suas intenções: “A homem apresentava fala desconexa e não tinha demandas claras”, disse a corporação.
Veja nota do Ministério do Desenvolvimento Social
Em comunicado oficial, o MDS afirmou que a situação foi controlada com a detenção do suspeito e destacou o apoio das forças de segurança: “O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informa que a ameaça de bomba registrada em frente à sua sede foi controlada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) com a apreensão do suspeito de portar o explosivo. Porém, as equipes ainda estão no local para investigar o possível artefato.
As motivações do indivíduo ainda não foram esclarecidas e o caso segue sob investigação. O MDS reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários.”
Veja o vídeo: