Pesquisa: 87% querem ser mais sustentáveis, mas só 35% mudam comportamentos

Segundo o estudo Sustainability Sector Index (SSI), da Kantar, 87% dos brasileiros querem fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% deles estão mudando ativamente seu comportamento.

Dentre os entrevistados para a pesquisa, 35% acreditam que hábitos sustentáveis são muito caros, por isso não adotam esse estilo de vida. Outros 33% acham que não há informação suficiente sobre o tema e, em terceiro lugar, 20% pensam que é impossível saber exatamente qual o impacto ambiental ou social essas ações realmente têm.

O estudo se baseia em entrevistas com cerca de 23 mil consumidores em 22 mercados. No Brasil, foram realizadas mil entrevistas no período de novembro de 2024 a janeiro de 2025.

Comparando os resultados nacionais com os dados globais, a pesquisa mostra que 85% das pessoas querem tomar decisões mais sustentáveis, mas apenas 29% estão mudando ativamente esses comportamentos.

Na América Latina, a pesquisa fez as mesmas perguntas apenas para o México, onde 94% dos entrevistados responderam que querem tomar decisões mais sustentáveis, mas apenas 35% realmente o fazem.

“Então a gente pode notar que isso não é uma coisa só do Brasil ou específica de determinadas culturas, é um desafio que pessoas do mundo inteiro estão passando”, afirmou Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar Brasil, à CNN.

Marcas e sustentabilidade

O estudo também perguntou aos mil entrevistados sobre as ações sustentáveis e sociais usadas pelas marcas. A pesquisa revela que 58% dos brasileiros relataram ter visto ou escutado informações falsas ou enganosas sobre as ações sustentáveis das marcas. Isso é um aumento de oito pontos percentuais em relação à última edição do estudo.

Por outro lado, 55% dos entrevistados dizem que experimentaram ou usaram marcas que têm um impacto ambiental ou social mais positivo, ou estão abertos à ideia. E 50% das pessoas dizem que compraram menos ou pararam de comprar certos produtos/serviços devido ao seu impacto ambiental ou social negativo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa: 87% querem ser mais sustentáveis, mas só 35% mudam comportamentos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.