Mais de 1,8 milhão denunciam ao INSS descontos ilegais na aposentadoria

Em uma semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu a comunicação de 1,846 milhão de aposentados e pensionistas que afirmam ter sido vítimas de descontos ilegais realizados por entidades associativas, de acordo com o balanço diário divulgado pelo instituto desde que passou a receber pedidos de ressarcimento, na última quarta-feira (16).

Os requerimentos de reembolso foram feitos pelo aplicativo “Meu INSS” e pela “Central de Atendimento 135”, até às 17h desta quarta-feira (21)

Ao todo, 41 entidades foram contestadas e agora terão que comprovar ao governo se a adesão dos segurados foi consciente. Caso contrário, poderão ser cobrados de volta pelo INSS os valores descontados, e a permanência dessas entidades no sistema poderá ser suspensa.

De acordo com o levantamento, apenas 39 mil aposentados e pensionistas informaram ter autorizado os descontos.

Mais de 90% dos atendimentos foram realizados virtualmente, pelo aplicativo do INSS. Menos de 9% dos segurados optaram pelo atendimento telefônico.

Nesta quinta-feira (22), INSS e Correios devem divulgar mais informações sobre a força-tarefa que iniciará os pagamentos do ressarcimento às vítimas comprovadas do esquema. O prejuízo estimado pela investigação pode chegar a R$ 6 bilhões.

O governo descartou o uso das agências da Caixa Econômica Federal para atender as vítimas da fraude.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mais de 1,8 milhão denunciam ao INSS descontos ilegais na aposentadoria no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.