O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (20) que não estava preocupado com os relatos de um aumento de tropas da Rússia ao longo da fronteira com a Finlândia.
“Não, eu não… me preocupo nem um pouco com isso”, disse Trump na Casa Branca, quando questionado sobre o assunto. “Eles estarão muito seguros”, disse ele, referindo-se à Finlândia e à Noruega.
A Finlândia enfrenta atritos com a Rússia desde meados de 2023, quando aderiu à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). À época, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que o país vizinho enfrentaria “problemas”.
A entrada do país nórdico à Organização marcou uma grande mudança no cenário de segurança no norte da Europa e acrescentou cerca de 1,3 mil quilômetros à fronteira da aliança com a Rússia. Foi também um golpe para o presidente Putin, que há muito alerta contra a expansão da Otan.
A Noruega, por sua vez, não integra a Otan, mas tem problemas com os russos em função de disputas por territórios no Ártico.
Em 2022, a Rússia chegou a ameaçar “medidas de retaliação” não especificadas contra a Noruega, após sofrer restrições e bloqueios de mercadorias para assentamentos de população russa no arquipélago de Svalbard.
Svalbard, que fica no meio do caminho entre a costa norte da Noruega e o Polo Norte, faz parte da Noruega, mas a Rússia tem o direito de explorar os recursos naturais do arquipélago sob um tratado assinado em 1920, e alguns assentamentos são povoados principalmente por russos.
*Com informações da Reuters
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Não me preocupo”, diz Trump sobre aumento de tropas russas perto da Finlândia no site CNN Brasil.