O cenário fiscal brasileiro está em foco com as recentes revisões feitas pela equipe econômica e a expectativa para o bloqueio no orçamento que pode ser anunciado nesta quinta-feira (22), com a divulgação do Relatório Bimestral de Receitas e Despesas.
Segundo Tatiana Pinheiro, economista-chefe da Galapagos Capital, a expectativa do mercado gira em torno de R$ 10 bilhões entre bloqueio e contingenciamento.
“O próprio ministro Haddad deu entrevistas falando que a discussão está com Lula”, afirmou Pinheiro.
A economista ressalta que, embora esse valor não resolva completamente a necessidade de ajuste das contas públicas para o ano, é visto como um primeiro passo positivo.
“É importante que realmente o governo tenha aprendido essa lição do ano passado e não frustre as expectativas”, comentou.
Pinheiro também abordou as projeções divulgadas pelo Boletim Macrofiscal do Ministério da Fazenda, que apresentam um viés mais otimista, especialmente em termos de crescimento econômico.
A equipe econômica revisou para cima a expectativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB) para 2,4%.
No entanto, ela alerta para possíveis discrepâncias entre as expectativas de inflação e crescimento.
Quanto à melhora do cenário fiscal desde o final do ano passado, Pinheiro pondera que, embora os dados efetivos tenham apresentado uma ligeira melhora, o pano de fundo que levou à comoção no final do ano anterior, como o projeto de desoneração do imposto de renda, ainda persiste.
Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor
Este conteúdo foi originalmente publicado em Bloqueio de R$ 10 bi seria passo positivo para o governo, diz especialista no site CNN Brasil.