São José amplia pontos de coleta seletiva de vidro com instalação de novos contentores

A Prefeitura de São José, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Grande Florianópolis (CIM-GRANFPOLIS) e a empresa Massfix, especializada na reciclagem de vidro, iniciou nesta quarta-feira (14) a instalação de sete novos contentores exclusivos para a coleta seletiva de resíduos de vidro. A ação reforça o compromisso do município com práticas sustentáveis e a gestão responsável dos resíduos sólidos.

Desde de abril, o município foi contemplado com 16 novos contentores, ampliando o número de 47 pontos ativos de coleta para 63 até o final deste mês, e  a meta é ampliar esse número progressivamente, criando uma cultura cada vez mais sólida de descarte consciente entre os moradores. Desde a implantação da parceria com o CIM-GRANFPOLIS, em 2023, mais de 230 toneladas de vidro já foram recicladas no município.

Os novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estão sendo distribuídos em bairros estratégicos da cidade para facilitar o descarte correto de garrafas, potes e outros materiais de vidro, promovendo a redução do descarte irregular e incentivando a reciclagem e a economia circular. Cada contentor tem capacidade para armazenar até 800 kg de vidro.

“São José está investindo cada vez mais em políticas sustentáveis e de gestão inteligente dos resíduos sólidos. O vidro, por ser 100% reciclável e reutilizável, merece um cuidado especial. Com esses novos contentores, a população terá mais facilidade para fazer o descarte correto e colaborar com o meio ambiente”, destacou o prefeito em exercício, Michel Schlemper.

A Prefeitura reforça o pedido de colaboração da população para que os materiais sejam descartados de forma correta, sem resíduos de alimentos e com segurança, a fim de evitar acidentes e otimizar o processo de reciclagem.

Além das garrafas de bebidas, em geral, também podem ser descartados nos coletores, copos e taças de vidros, frascos de cosméticos e garrafões de vidro, vidro quebrado e potes de alimentos em geral. Não podem ser depositados vidros planos de janelas, espelhos, utensílios de cerâmicas, porcelanas, cristais, pirex e similares, lâmpadas e blindex, telas de TV, vidros de medicamentos.

Novos locais de coleta:

Rua Gentil Sandim, 43 – Praia Comprida

Rua Coletor Irineu Comelli, 1099 – Bairro Forquilhinha

Rua Rodney Brasil Machado, 59 – em frente ao Condomínio Jardins de Cintra

Rua Docilicio Luz, 632 – ao lado do CEM São Luiz

Rua José Antônio Pereira, 1907 – Bairro Ipiranga

Rua João José Martins, 226 – em frente ao CEI Prof. Lindomar Antônio Fabro

Rua Henrique Alvim Correia, 555 – Areias

Para consultar todos os pontos de coleta de vidro ativos no município, a Prefeitura disponibiliza um mapa interativo no site:

Confira os pontos de coleta: https://saojose.sc.gov.br/pontos-coleta-vidro/

O post São José amplia pontos de coleta seletiva de vidro com instalação de novos contentores apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.