
O Papa Leão XIV celebrou, na manhã deste domingo (18), a missa inaugural de seu pontificado. A cerimônia, que ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano, marca oficialmente o início de sua trajetória como líder da Igreja Católica.
A missa ocorreu das 10h às 12h do horário local (das 5h às 7h no fuso de Brasília) e reuniu uma multidão de fiéis, que carregavam várias bandeiras dos Estados Unidos, país onde nasceu o papa, e do Peru, onde ele trilhou a maior parte de sua história religiosa e tem dupla nacionalidade.
Além do público geral, a cerimônia contou com a presença de vários líderes mundiais, como o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Ritos e especificidades
Após um momento de oração dentro da Basílica, onde estão os restos mortais de São Pedro, os patriarcas das Igrejas Orientais Católicas em comunhão com Roma acompanharam o papa em uma procissão litúrgica até o altar externo da praça, onde foi celebrada a missa.

Durante o percurso, entoou-se a Laudes Regiæ, ladainha solene que remonta a cerimônias imperiais. Na tradição das missas inaugurais de um novo pontificado, o Evangelho foi proclamado em grego e latim, com o trecho em que Jesus confia a Pedro o cuidado de seus cordeiros e ovelhas, o símbolo da missão singular dele entre os apóstolos.
Na celebração, o papa recebeu dois símbolos do ministério petrino: o Pálio, pano branco de lã que representa a autoridade pastoral, e o Anel do Pescador, usado somente pelo pontífice.
Em sua primeira homilia oficial, Papa pede que Igreja seja “fermento”
Durante a homilia de sua missa inaugural, o papa Leão XIV pediu união e amor à humanidade, afirmando que a Igreja Católica deve ser um “fermento” de esperança para um mundo reconciliado.
“Quero uma Igreja unida, que seja fermento para um mundo reconciliado. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres. (…) Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança e de unidade. Olhai para Cristo, aproximem-se dele. Escutem a palavra de amor para que se torne sua única família”, afirmou o pontífice.
Quem é o Papa Leão XIV
Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa norte-americano da história e também o primeiro oriundo de um país de maioria protestante.
O pontífice tem dupla nacionalidade, dos Estados Unidos e do Peru, onde viveu a maior parte de sua trajetória religiosa. Prevost foi ordenado padre em 1982 e trabalhou em regiões pobres do país latino-americano. Em 1985, ele se juntou à ordem dos agostinianos, o que fez questão de citar em seu primeiro discurso como chefe da Igreja Católica:
“Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano”, afirmou.
Antes de ser eleito papa, o então cardeal Prevost ocupava dois cargos importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.