UEMG inaugura núcleos de atendimento jurídico gratuito para população de baixa renda em Cláudio


Projeto une responsabilidade social e formação prática aos estudantes de Direito. Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) unidade Cláudio
Uemg/Divulgação
A Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), unidade Cláudio, inaugurou nesta semana dois espaços voltados à promoção do acesso à justiça: o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ).
O objetivo é oferecer atendimento jurídico gratuito à população em situação de vulnerabilidade social. A ação também integra teoria e prática na formação dos estudantes de Direito.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Segundo a coordenadora do curso, professora doutora Ana Paula Santos Diniz, a criação dos núcleos representa um marco no processo pedagógico da instituição.
“Não se trata apenas da inauguração de um espaço físico, mas da materialização de um projeto comprometido com a formação ética, crítica e cidadã dos nossos alunos. Eles terão a oportunidade de lidar com demandas reais, sempre sob a supervisão de professores e advogados experientes, contribuindo para a promoção da justiça entre os menos favorecidos”, afirmou.
A proposta dos núcleos é que os estudantes ampliem os conhecimentos acadêmicos por meio da vivência prática, atuando diretamente na resolução de casos reais que envolvem a comunidade local.
O professor doutor Frederico Cordeiro Martins, coordenador do NPJ e do NAJ, destacou que mais de 7.600 pessoas em Cláudio vivem em situação de vulnerabilidade econômica e poderão ser beneficiadas pelo serviço.
Núcleos de suporte jurídico à população de baixa renda são inaugurados na Uemg em Cláudio
Uemg/Divulgação
“Estamos criando um espaço de acesso à justiça para aqueles que mais necessitam. Esse é o perfil do nosso público-alvo. A atuação será voltada para demandas específicas, previamente definidas pela coordenação do curso, de modo a atender as necessidades mais urgentes da população”, explicou Martins.
O NAJ oferece apenas orientação e consultoria jurídica. Já o NPJ presta advocacia gratuita em meios legais, judiciais, extrajudiciais e administrativos.
Os serviços são destinados a pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos por mês.
Atendimentos dos núcleos de apoio jurídico serão prestados à população em vulnerabilidade social em Cláudio
Uemg/Divulgação
Os espaços também serão campos de estágio obrigatório para os alunos. A atividade será supervisionada por professores da instituição.
A Uemg divulgará em breve por meio dos canais institucionais outros os critérios de acesso e o calendário de atendimentos.
Equipe da Uemg durante inauguração dos núcleos de apoio jurídico em Cláudio
Uemg/Divulgação
VEJA TAMBÉM: Projeto jurídico da faculdade Anhanguera em Divinópolis oferece atendimento gratuito aos mais vulneráveis
Integração na Universidade: projeto jurídico da faculdade Anhanguera em Divinópolis
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Equipe da Uemg durante inauguração dos núcleos de apoio jurídico em Cláudio
eumg
Adicionar aos favoritos o Link permanente.