Fortes tempestades com tornados atingiram a região central dos EUA na última sexta-feira (16), deixando pelo menos 21 mortos, ao todo, no Missouri e no sudeste do Kentucky. Diversos outros estados também estão em alerta para tempestades severas, causadas por uma onda de calor recorde no país.
Nesse momento, os Estados Unidos atingem o pico da temporada de tornados. O mau tempo no condado de Laurel, no Kentucky, deixou 14 vítimas. St. Louis, no Missouri, sofreu ampla destruição e sete pessoas morreram.
Além disso, outros grandes tornados foram registrados em Illinois e Indiana.
As tempestades danificaram casas e derrubaram linhas de energia no Centro-Oeste e nos Grandes Lagos.
Mais de 660 mil residências e empresas em uma dúzia de estados estavam sem energia elétrica até a manhã deste sábado (17), com o Missouri e o Kentucky entre os mais afetados, de acordo com o Poweroutage.us.
Todos esses acontecimentos fazem parte de uma série de condições climáticas severas, que podem se estender até o início da próxima semana.
À medida os tornados mortais no Missouri e no Kentucky perdem força, outra onda de tempestades severas é esperada perto da fronteira com o México, colocando mais de 20 milhões de americanos no sudoeste do país em uma zona de risco.
Impactos no Kentucky
O governador do Kentucky, Andy Beshear, afirmou nas redes sociais neste sábado (17) que pelo menos 14 pessoas morreram no local, “mas, infelizmente, espera-se que esse número aumente à medida que recebermos mais informações. Por favor, orem por todas as nossas famílias afetadas”.
Durante a manhã, o porta-voz do xerife do Condado de Laurel, deputado Gilbert Acciardo, havia relatado nove mortes após um suposto tornado no sudeste do Kentucky. Vídeos mostraram socorristas chegando à área de Sunshine Hills, uma paisagem árida com carros retorcidos, árvores caídas e pilhas de escombros.
Mortes também foram anunciadas pelo prefeito da cidade de London, Randall Weddle, segundo a afiliada da CNN, a emissora WKYT. London fica a cerca de 120 quilômetros ao sul de Lexington, no Condado de Laurel, no Kentucky.
“Nunca presenciei pessoalmente o que presenciei aqui esta noite. Há muita devastação”, comentou Weddle à WKYT.
A CNN entrou em contato com as autoridades de emergência para obter mais detalhes sobre quantas pessoas morreram.

O Serviço Nacional de Meteorologia relatou um tornado “grande e extremamente perigoso”, confirmado por radar, varrendo o sul do Kentucky pouco depois da meia-noite.
Vídeos e fotos do sudeste do Kentucky mostram um rastro de destruição que começou no Condado de Pulaski antes de se espalhar para o leste, em direção ao vizinho Condado de Laurel.
Anteriormente, o Tribunal Fiscal do Condado de Laurel publicou vídeos de danos generalizados a prédios, carros, árvores e infraestrutura após o possível tornado.
A polícia de Corbin, ao sul de London, estava respondendo a pedidos de ajuda mútua para as vítimas do tornado e descreveu a devastação como avassaladora.
“Parem e rezem pelos moradores do Condado de Laurel e pelas vítimas do tornado que atingiu a região”, escreveu o departamento.
Grandes danos podem ser vistos em Somerset, uma cidade no Condado de Pulaski, a oeste de London, onde autoridades de emergência pediram aos moradores que permanecessem em casa.
“O lado sul da cidade foi atingido por um possível tornado!”, publicou o Corpo de Bombeiros de Somerset nas redes sociais por volta das 23h de sexta-feira (16). “Por favor, evitem a área, postes e linhas de energia estão caídos!”, alertou o perfil.
O juiz executivo do Condado de Pulaski, Marshall Todd, declarou estado de emergência, e equipes estão trabalhando nos esforços de limpeza, disse o porta-voz do condado, John Alexander, à CNN.
Destruição de propriedades
Uma tempestade que gerou um tornado devastador na região de St. Louis, no Kentucky, na tarde de sexta-feira (16), deixou pelo menos sete mortos e muitos feridos, segundo autoridades locais.
O Serviço Nacional de Meteorologia (NHS) havia alertado sobre um “tornado extremamente perigoso” que se aproximava do local.
Não está claro quantos ficaram feridos na região. Quinze pacientes foram encaminhados ao Hospital Infantil de St. Louis, enquanto o Hospital Barnes-Jewish recebeu entre 20 e 30 feridos na tempestade, informou a porta-voz do hospital, Laura High, à imprensa.
A CNN entrou em contato com os hospitais para informar o número de feridos e suas condições.
“São realmente muitos danos”, disse a prefeita de St. Louis, Cara Spencer. Vários prédios desabaram e “muitos telhados estão faltando” como resultado da tempestade.

“Basicamente, todas as janelas (do quartel dos bombeiros da cidade) foram arrancadas pela tempestade, que danificou cerca de 20 quarteirões”, disse o chefe dos bombeiros de St. Louis, Dennis Jenkerson.
Cerca de 500 socorristas estão trabalhando para realizar uma “busca muito extensa em todos esses prédios” durante a noite, afirmou Jenkerson. “Este será um padrão de busca muito exaustivo e extenso neste momento.”
Algumas das sirenes de alerta não dispararam no momento que o tornado atingiu a cidade, o que será investigado, disse Sarah Russell, comissária da agência de gerenciamento de emergências. O foco agora está nas medidas para salvar vidas na comunidade, acrescentou Russell.
Mais de 200 quilômetros ao sul, no Condado de Scott, Missouri, outras duas pessoas morreram durante as tempestades de sexta-feira (16), anunciou o xerife Derick Wheetley nas redes sociais.
Várias outras pessoas foram levadas a instalações médicas, “com ferimentos que variaram de leves a graves”, acrescentou o xerife.
“O tornado se deslocou da parte leste do condado, deixando para trás um rastro de destruição, com várias casas completamente perdidas e áreas irreconhecíveis”, completou o xerife.
Risco de tempestades severas persiste por dias
À medida que as tempestades e tornados que atingiram o Missouri e o Kentucky enfraquecem e avançam pelo sudeste, outra onda de destruição ameaça as Grandes Planícies e o Texas.
A ameaça de tempestades severas de nível três a cinco atingirá a região metropolitana de Dallas-Fort Worth na noite deste sábado (17), com granizo intenso, ventos destruidores e potencial para tornados.
Outra onda de tempestades e tornados, com duração de vários dias, irá se estender até terça-feira (20), nas Grandes Planícies e no baixo Vale do Rio Mississippi.
As Planícies continuarão sendo o principal foco de tempo severo também no domingo (18) e na segunda-feira (19), com possibilidade de tempestades destruidoras em grande parte de Oklahoma e Kansas. Já a ameaça de tempestades severas retornará a partes do Vale do Mississippi na terça-feira (20).
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tempestades e tornados nos EUA deixam pelo menos 21 mortos no site CNN Brasil.