Pela sexta vez, a novela “A Viagem”, exibida originalmente em 1994, está sendo reprisada no Vale A Pena Ver de Novo, da TV Globo. Tendo a temática espírita como foco principal, a trama ainda explora a possessão de espíritos, céu, inferno e contatos entre vivos e mortos, sob autoria de Ivani Ribeiro.
Essa, no entanto, não foi a primeira novela da emissora carioca a abordar a doutrina como foco principal. Conheça abaixo outras produções de sucesso que também chamavam a atenção do telespectador com enredos semelhantes.
“Alma Gêmea” – 2005
Com uma abordagem lúdica ao espiritismo, a novela de Walcyr Carrasco, com colaboração de Thelma Guedes narrava uma história de amor marca pela tragédia. No início da década de 1920, o botânico Rafael (Eduardo Moscovis) e a bailarina Luna (Liliana Castro) apaixonaram-se à primeira vista. Em pouco tempo, eles se casam e têm um filho. O amor é invejado pela amargurada Cristina (Flávia Alessandra), governanta do casal que se acha injustiçada com a ideia de que a prima, além de rica, é casada com o homem que ela sempre desejou.
Para se vingar da jovem e ficar com as joias da avó, Cristina arma uma trama com seu admirador Guto (Alexandre Barillari). Ao saírem de uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo, Rafael e Luna são surpreendidos por dois bandidos. O botânico reage ao assalto, sendo salvo pela esposa, que se coloca a sua frente e leva o rito disparado pela arma. Mesmo sendo levada para o hospital, a protagonista não resiste aos ferimentos.
Assim que a morte da personagem é confirmada, distante dali, a indígena Jacira (Luciana Rigueira) dá à luz uma menina, que ganha o nome de Serena. Apesar de crescer em uma aldeia, a menina demonstra sinais de que conhece uma vida completamente diferente da sua — algo que chama a atenção de todos. Incentivada a buscar por seus sonhos, a personagem que é interpretada por Priscila Fantin cresce e se muda para São Paulo, onde começa a trabalhar como empregada na casa de Rafael. Desta forma, a trama traz um reencontro de almas gêmeas, algo que deixará Cristina desesperada e completamente disposta a atrapalhar a felicidade do novo casal.

“Páginas da Vida” – 2006
Na obra de Manoel Carlos, a estudante Nanda (Fernanda Vasconcellos) engravida enquanto completa um intercâmbio no exterior. Abandonada pelo rapaz, a jovem retorna ao Brasil grávida de um casal de gêmeos. Durante o parto, no entanto, ela morre e cabe a sua mãe, Marta (Lília Cabral) os cuidados com os netos.
A matriarca, por sua vez, rejeita a neta Clara (Joana Mocarzel), diagnosticada com síndrome de Down, adotada pela médica Helena (Regina Duarte). Enquanto o menino, Francisco (Gabriel Kaufmann), recebe todo o amor e carinho dos avós maternos. Em forma de espírito, Nanda retorna ao próprio lar para zelar os filhos e fazer com que eles se aproximem, apesar de todas as adversidades pelo caminho.

“Além do Tempo” – 2015
Com duas fases, a obra de Elizabeth Jhin explora a história de amor entre Lívia (Alinne Moraes) e Felipe (Rafael Cardoso) que se apaixonam perdidamente. Só que o enredo muda por completo quando o destino se mostra nada amigável com eles.
A jovem é de origem humilde, vive no convento por imposição da mãe, Emília (Ana Beatriz Nogueira). Enquanto ele é de uma família nobre, e está com casamento marcado com Melissa (Paolla Oliveira).
Os dois se conhecem em Campobello, uma cidade fictícia no sul do país, onde inicial um romance conturbado com fim trágico. Cerca de 150 capítulos depois, um novo encontro entre eles e todos aqueles que o cercavam, marca a oportunidade consertar os erros cometidos na vida passada. Alguns seguem um novo caminho; outros, não.

“Espelho da Vida” – 2018
Novamente com autoria de Elizabeth Jhin, a atriz Cris Valência (Vitória Strada) chega a Rosa Branca, cidade fictícia em Minas Gerais, com a sensação de que já esteve por lá antes. A impressão de déjà vu se dá quando Alain (João Vicente de Castro), seu namorado e diretor de TV e cinema, decide filmer o seu primeiro longa-metragem no local onde nasceu.
No filme, ela dará vida a protagonista Júlia Castelo. Durante a fase de pesquisa para interpretar a personagem, Cris passa por uma experiência de viagem no tempo, se deparando com uma de suas vidas passados, no início da década de 1930.

“O Profeta” – 2006
Escrito por Ivani Ribeiro, o folhetim abordava o tema da premonição, sendo ambientada nos anos de 1950, quando Marcos (Thiago Fragoso), um rapaz com o dom de prever o futuro. A primeira parte da trama mostra o protagonista ainda menino,. quando ele passa a descobrir sua sensibilidade.
Marcos mora em uma fazenda no interior de São Paulo com os pais, Ana (Vera Holtz) e Jacó (Stênio Garcia), e o irmão mais novo, Lucas (Henrique Ramiro) e, por diversas vezes, narra fatos que costumam acontecendo. Com diversos acertos, os patriarcas percebem a clarividência do herdeiro mais velho, mas não dão muito importância ao fato.
Certo dia, Cleide (Nicette Bruno), uma mulher até então desconhecida, passa pela fazenda da família e pede um copo de água. Ao ver Marcos, Cleide percebe o dom do rapaz e avisa Ana e Jacó de que, quando o filho deles crescer, terá de escolher entre o caminho da luz e o da vaidade.

Relembre quem são os atores e atrizes de “A Viagem” que já morreram:
-
1 de 12Claudio Cavalcanti, Nair Bello, Gésio Amadeu e Chris Pitsch fizeram parte do elenco de “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
2 de 12Gésio Amadeu fez o papel de Julião na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
3 de 12Nair Bello fez o papel de Cininha na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
-
4 de 12Lolita Rodrigues viveu Fátima na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
5 de 12Irving São Paulo interpretou Zeca na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
6 de 12Claudio Cavalcanti fez o papel de Dr. Alberto na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
-
7 de 12Eduardo Galvão era Mauro na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
8 de 12Yara Cortes interpretou Dona Maroca na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
9 de 12John Herbert viveu Agenor na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
-
10 de 12Mara Manzan interpretou Edineia na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
11 de 12Cláudio Mamberti viveu Geraldão na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
12 de 12Chris Pitsch interpretou Bárbara na novela “A Viagem” • Reprodução/Globoplay
-
Relembre 5 fatos que tornaram a novela “A Viagem” inesquecível
Este conteúdo foi originalmente publicado em “A Viagem”: outras novelas que também falam sobre espíritos no site CNN Brasil.