Um gerente da Cafeteria Havanna, localizada em um shopping de Joinville (SC), foi demitido após um vídeo do padre Fábio de Melo circular nas redes sociais. Na gravação, o religioso relata uma situação desagradável vivida no estabelecimento e critica a postura do funcionário, classificada por ele como “arrogante”.
O padre contou que selecionou dois potes de doce de leite sem açúcar, mas, ao passar pelo caixa, percebeu que o valor cobrado era superior ao preço exibido na prateleira. “Muito educadamente, avisei à atendente que a soma estava incorreta. Ela verificou e confirmou que o preço na estante estava errado. Foi quando o gerente interveio, de forma deselegante, dizendo: ‘Se quiser levar, o preço é este’”, narrou Fábio de Melo.




O padre ainda afirmou que não queria criar caso e ressaltou que em situações do tipo, não é o gerente que decide o valor a ser cobrado. “Não vou criar caso porque não estou nem aqui pra isso. Mas é apenas para lembrar que quando um preço está especificado, o estabelecimento comercial tem que honrar aquele preço que está anunciado”, declarou.
Segundo Fábio, ficou assustado com a prepotência do gerente. “A menina do caixa não, foi extremamente educada. O gerente dela é que veio com aquele tom de ‘eu sou dono de tudo aqui, vocês que estão errados’”, afirmou.
Nota
Em nota, a loja pediu desculpas e informou que o gerente em questão não faz mais parte do quadro de funcionários.
Ao g1, a advogada Roberta Von Jelita, especialista em Direito do Consumidor, esclareceu que, pela lei, nesses casos, o que vale é o menor preço.
“Normalmente, é o preço que está na prateleira e, ainda que tenham dois preços na prateleira para o mesmo produto, o que vale é o de menor valor”.
Relato
O caso aconteceu no sábado (10/05), antes de um show que o padre teria em Joinville. Em vídeos divulgados em uma rede social, ele disse que a situação serviria de alerta “para que as pessoas que trabalham com comércio saibam que elas não estão acima do bem e do mal”.
Nas imagens, ele relata que pegou dois potes de doce de leite da prateleira. Na hora de pagar, porém, viu que o valor era superior ao anunciado na etiqueta.