Preta Gil: relembre o caso, do diagnóstico do câncer ao tratamento nos EUA

A cantora Preta Gil, 50, desembarcou em Washington, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (13) para realizar o tratamento do câncer com novos medicamentos. Diagnosticada com a doença em janeiro de 2023, ela já passou por diversas cirurgias desde então e já afirmou que “as chances de cura estão fora do Brasil”.

Isso porque, a cantora chegou a finalizar o tratamento de um câncer no intestino, em dezembro de 2023. No entanto, em agosto do ano seguinte, Preta Gil revelou que retomaria com o tratamento oncológico após exames de rotina constatar uma metástase.

Desde então, a filha de Gilberto Gil já passou por diversas internações e até mesmo, uma cirurgia que durou 21 horas, em dezembro de 2024.

Relembre todo o caso de Preta Gil:

Descoberta do câncer (janeiro de 2023)

No dia 10 de janeiro de 2023, a cantora Preta Gil anunciou em suas redes sociais que recebeu o diagnóstico de um câncer no intestino. A artista procurou o hospital devido a um incômodo que vinha sentindo e passou seis dias internada realizando exames.

“Estive nos últimos 6 dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um Adenocarcinoma na porção final do intestino”, escreveu na ocasião.

Preta Gil afirmou que daria início ao tratamento na semana seguinte ao diagnóstico. O adenocarcinoma é um tumor maligno que pode acometer vários segmentos do trato digestivo, incluindo a parte final do intestino, como no caso da cantora.

Choque séptico (março de 2023)

Logo nos primeiros meses do tratamento, em março de 2023, Preta Gil passou um tempo afastada das redes sociais, já que sofreu uma sepse no quinto ciclo da quimioterapia, em que ela passou por quatro horas de perda de consciência, reanimação e 20 dias de UTI.

“No dia 23, eu passei por uma septicemia, por um choque séptico, causado por uma bactéria que entrou no meu organismo. Existem algumas possibilidades para que essa bactéria tenha entrado no meu organismo. A mais latente, a que os médicos acham que pode ter sido, foi através do meu cateter, que eu fazia quimioterapia. Eles acham que pode ter sido por ali”, afirmou a cantora.

Conhecida tecnicamente como sepse, a infecção generalizada pode se espalhar rapidamente e provocar impactos nocivos em diversos órgãos. O problema leva à morte de cerca de 11 milhões de pessoas a cada ano no mundo.

Divórcio em meio ao tratamento (abril de 2023)

Poucos meses após receber o diagnóstico do câncer, Preta Gil pediu o divórcio do personal trainer Rodrigo Godoy, com quem estava casada desde 2015. Segundo ela, a atitude foi um “instinto de sobrevivência” em meio ao tratamento.

A filha de Gilberto Gil contou que a traição do ex-marido foi com uma pessoa próxima, que frequentava sua casa, e ainda declarou que pessoas próximas tentaram alertá-la sobre a situação.

“Sim, eu coloquei uma pessoa para trabalhar dentro da minha casa que com sua dissimulação e mau-caratismo fez o que fez. E olha que teve gente que me alertou e eu ainda disse que ela estava louca! A moral da história é [que] se tivesse seguido minha intuição, eles não teriam me ferido tanto!!!”, disparou a artista.

Retirada do câncer no intestino (agosto de 2023)

No dia 22 de agosto de 2023, a cantora Preta Gil foi submetida a retirada do tumor, por meio de uma histerectomia total abdominal. Nas redes sociais, ela contou que o procedimento foi um sucesso e seu corpo estava totalmente livre de células cancerosas.

“Cirurgia foi muito bem-sucedida. Complexa, grande, mas bem-sucedida. Somente ontem nós tivemos o resultado dela, porque o material foi para análise patológica. E chegou o resultado que sim, meu corpo está livre de células ‘cancerígenas’”, revelou Preta.

Apesar da total remoção do tumor, na época, a filha de Gilberto Gil revelou que ainda precisaria passar por outros processos antes de se curar definitivamente da doença.


Preta Gil afirma que retirada do tumor foi um sucesso • Reprodução/Instagram

Reconstrução do trato intestinal (novembro de 2023)

No fim do mês de novembro, a cantora foi submetida a um procedimento de reconstrução do trato intestinal e de retirada da bolsa de ileostomia, que a auxiliou por três meses na eliminação das fezes.

Em diversos momentos, ela fez questão de exibi-la publicamente para conscientizar seu público. Nas redes sociais, Preta fez uma publicação se despedindo da bolsa, a qual apelidou de Angel.

Fim do tratamento contra o câncer de intestino (dezembro de 2023)

No dia 11 de dezembro de 2023, Preta Gil usou as redes sociais para celebrar o fim do tratamento do câncer. “Meus amores, finalmente chegou o dia desse vídeo tão esperado e é com muita alegria que venho dar essa notícia”, disse a artista. “Meu tratamento oncológico finaliza após uma cirurgia de reconstrução do meu trato intestinal e reversão da ileostomia!”.

Ainda segundo a cantora, ela seguiria em processo de reabilitação e ficaria por cinco anos sob cuidados médicos.

Retorno do câncer com mais tumores (agosto de 2024)

Após um ano da cirurgia de câncer colorretal, Preta Gil anunciou, em agosto de 2024, o retorno do câncer em outras partes do corpo. A informação foi compartilhada em suas redes sociais, um dia após a sua internação no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Na sequência, a filha de Gilberto Gil relatou que estava bem e sendo acompanhada por seus médicos. Na legenda do post, ela ainda mencionou que estava “confiante para vencer mais essa batalha”.

Nomes como Fabiana Justus, Angélica, Brunna Gonçalves e Paolla Oliveira realizaram comentários e enviaram boas energias para Preta Gil.


Preta Gil retoma tratamento contra câncer
Preta Gil retoma tratamento contra o câncer • Instagram/Preta Gil

Revelação da amputação do reto (setembro de 2024)

Pouco após o retorno do câncer, Preta Gil contou em entrevista ao Fantástico, que na cirurgia de agosto de 2023, ela precisou amputar o reto como parte do seu tratamento do câncer colorretal.

“Tudo nessa doença é um grande tabu. Eu amputei o reto e eu não posso ter vergonha porque é a minha realidade”, afirmou Preta na ocasião.

Bomba portátil de quimioterapia (setembro de 2024)

Para não precisar ficar internada no hospital, Preta Gil optou por ser submetida a quimioterapia por meio de uma bomba portátil. O aparelho permite que o paciente com câncer receba os medicamentos onde quer que esteja.

Com a bolsa que carregava a bomba a tiracolo, ela chegou a aparecer algumas vezes nos stories do Instagram se exercitando, por exemplo.

Cirurgia de emergência (novembro de 2024)

Em novembro de 2024, Preta Gil precisou passar por uma cirurgia de emergência para solucionar um problema em seu cateter que evita obstruções do fluxo urinário — que parte do rim para a bexiga.

Segundo seu relato da época, ela estava a caminho do hospital para ajustar sua bomba de quimioterapia quando começou a sentir dores “muito fortes na pélvis e no rim como na outra vez que eu tive pielonefrite“.

Preta comentou que os médicos “decidiram que eu tinha que fazer uma tomografia para ver de onde vinha essa dor e no exame deu que o meu duplo J estava com uma obstrução, então a gente teve que trocar”.

Ela contou que sua quimioterapia precisou ser interrompida — mas garantiu que isso não irá interferir em seu tratamento contra a recidiva do câncer.

Consulta oncológica em Nova York (novembro de 2024)

Após a cirurgia de emergência, Preta Gil viajou aos Estados Unidos e explicou que estava em busca de um tratamento alternativo, uma vez que, em terras brasileiras, a quimioterapia não resultou no efeito desejado.

“Me dá esperança de que eu possa me tratar aqui depois da cirurgia importantíssima que farei no domingo, já é no dia 15. Resolvi contar para vocês porque eu sempre recebo muita vibração e energia positiva de vocês e eu não sei fazer as coisas escondidas ou em segredo. Isso para mim é realmente uma dificuldade”, disse Preta, revelando a alternativa de tratamento no exterior.


Em tratamento oncológico, Preta Gil volta ao Brasil para nova cirurgia
Em tratamento oncológico, Preta Gil volta ao Brasil para nova cirurgia • Instagram/Preta Gil

Cirurgia de 21 horas (dezembro de 2024)

No dia 19 de dezembro de 2024, a cantora Preta Gil foi submetida a uma cirurgia de 21 horas para a retirada dos tumores em quatro lugares diferentes do corpo e permaneceu sedada até o dia seguinte ao procedimento.

Na ocasião, a assessoria da cantora enviou uma nota à CNN, falando sobre o estado de saúde dela. “A cirurgia de Preta Gil foi realizada com sucesso, e a cantora está bem. Por conta da duração do procedimento e para controle da dor, ela permanece sedada. A previsão da equipe médica é remover a sedação amanhã pela manhã. O boletim, assim que pronto, possivelmente, será postado pelas redes sociais da artista”, declarou o comunicado.

Bolsa de colostomia definitiva (janeiro de 2025)

Ainda internada devido ao procedimento, Preta Gil revelou no dia 27 de janeiro de 2025, que estava com uma bolsa de colostomia definitiva.

“Estou me acostumando com a minha bolsinha de colostomia. Sim, eu tive que colocar uma bolsa de colostomia, dessa vez definitiva, e não provisória como foi a do ano passado. Dessa vez vou ficar para sempre com essa bolsinha e sou muito grata a ela por isso. Estou me acostumando”, contou.

Alta após 2 meses (fevereiro de 2025)

Preta Gil recebeu alta no dia 11 de fevereiro de 2025 após dois meses internada para a retirada de cinco tumores.

Em boletim, o Hospital Sírio-Libanês disse: “Preta Maria Gadelha Gil Moreira (Preta Gil) recebeu alta hoje do Hospital Sírio-Libanés. A paciente deverá continuar seu tratamento em esquema ambulatorial. Preta Gil está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dra. Roberta Saretta, Dra. Fernanda Caparelli e Dr. Frederico Teixeira”.


Preta Gil
Preta Gil chora ao receber alta do hospital • Instagram / Preta Gil

Infecção urinária (março de 2025)

Preta Gil foi internada em Salvador, na Bahia, no dia 8 de março deste ano, por causa de uma infecção urinária. A artista, que esteve na UTI, permaneceu sob cuidados médicos por apenas alguns dias. No dia 15 do mesmo mês, ela celebrou a alta hospitalar.

Internação em São Paulo (abril de 2025)

No dia 2 de abril de 2025, a artista voltou a ser internada, desta vez, no Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria da artista, ela “precisava fazer exames e receber medicações que, no caso dela, precisam ser em um ambiente hospitalar. A previsão é de que ela tenha alta entre quinta ou sexta-feira. Não foi necessário se locomover até São Paulo, então ela pôde fazer isso no Rio de Janeiro.”

Após 15 dias internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Preta Gil recebeu alta no dia 16 de abril de 2025.

Nova internação (maio de 2025)

A cantora voltou a ser internada menos de um mês depois de sua última alta. Dias depois, Gilberto Gil celebrou seu retorno para casa.

Viagem aos EUA (maio de 2025)

Após esgotar os tratamentos de cura no Brasil, a cantora já está em Washington, nos Estados Unidos, onde passará por uma nova consulta na quarta-feira (14).

Ela já havia contado em suas redes sociais que iria para Nova York, nos Estados Unidos, para dar início a essa nova fase de tratamento.


Preta Gil compartilhou que chegou nos Estados Unidos para nova fase de seu tratamento • Instagram/Preta Gil

Preta revela conselho recebido de Gilberto Gil

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preta Gil: relembre o caso, do diagnóstico do câncer ao tratamento nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.