Dois homens, aparentemente em situação de rua, foram vítimas de agressões cometidas por policiais militares no Centro de Florianópolis, na noite de segunda-feira (12). As cenas foram registradas em vídeo e mostram os PMs usando cassetetes, desferindo chutes e até encostando um papelão em chamas no corpo de um dos agredidos.
A ação ocorreu por volta das 23h, na Rua Marechal Guilherme, a poucos metros da Câmara de Vereadores da capital catarinense. No vídeo, um dos homens aparece sendo golpeado pelas costas com um cassetete, enquanto o outro, deitado ao lado de vários policiais, é agredido com fogo.


“Me deparei com aquela cena lá. O pessoal jogando álcool, jogando fogo, batendo assim. Eu confesso para você que eu e a minha esposa ficamos bem chateados de ver essa situação”, contou a testemunha que gravou o vídeo e preferiu não se identificar.
As imagens têm cerca de três minutos e terminam com os homens deixando o local enquanto os policiais retornam para duas viaturas. Procurada, a Polícia Militar de Santa Catarina não confirmou se os policiais envolvidos foram afastados, mas afirmou em nota que irá apurar as circunstâncias e avaliar individualmente as condutas que possam configurar crime.
O Ministério Público também informou que as promotorias responsáveis irão determinar a apuração dos fatos sob o ponto de vista penal militar. Guilherme Gottardi, vice-presidente da Comissão de Violência da OAB/SC, classificou as cenas como “lamentáveis” e afirmou que o vídeo revela “uso excessivo da força”, acrescentando que o órgão vai acompanhar de perto a investigação. As vítimas não tiveram os nomes divulgados.
Veja o vídeo: