A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta terça-feira (13), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra o empresário Alexandre Ceotto André, suspeito de ser o mentor intelectual de um furto digno de roteiro de cinema. O crime aconteceu no dia 7 de fevereiro de 2025, em um apart-hotel de alto padrão no bairro de Gragoatá, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.
Segundo a 76ª Delegacia de Polícia (Niterói), o responsável por executar o roubo foi o advogado criminalista Luís Maurício Martins Galda. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Galda circulava pelas áreas de acesso restrito do prédio, vestindo terno, luvas e uma máscara de silicone que imitava o rosto de um homem calvo.
Durante quase toda a ação, que durou 18 minutos, ele manteve um celular no ouvido, o que indica que recebia orientações em tempo real. A Polícia Civil compilou em vídeo a sequência dos acontecimentos. Veja abaixo:
Investigadores revelaram que Galda arrombou a porta do apartamento com o uso de força física e furtou cerca de dez relógios de luxo. A vítima do furto foi um empresário da região e, conforme revelado nas investigações, amigo pessoal de Alexandre Ceotto André.
Na semana passada, policiais localizaram Galda, que confessou sua participação no crime e apontou Alexandre, que também é ex-candidato a vice-prefeito, como o mandante da ação. A polícia apurou que Ceotto desconfiava da existência de aproximadamente R$ 1 milhão escondidos no imóvel.
Por ter vendido o apartamento à vítima, o empresário conhecia bem a planta e a rotina do morador — que estava viajando no dia do crime —, e forneceu todas as informações necessárias para a execução do plano.
Agentes estão cumprindo mandados de busca em endereços ligados a Alexandre Ceotto André nos bairros de Icaraí e Itaipu. Os dois envolvidos foram indiciados por furto qualificado. A operação segue em andamento, e a polícia continua apurando se há outros participantes na ação.
A CNN tenta localizar a defesa dos suspeitos.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Operação mira empresário e advogado por furto cinematográfico no Rio no site CNN Brasil.