São José tem intensificado os serviços assistenciais para pessoas em situação de rua, com mais de 11 mil refeições oferecidas desde o início do ano. O principal ponto de apoio ao público é o Centro Pop, localizado no bairro Roçado. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo refeições, espaço para higiene pessoal, confecção de documentos, atendimento psicossocial e encaminhamento para serviços de saúde e dependência química, além de passagem terrestre.
Apenas no primeiro trimestre, estima-se que o município passou a atender mais 196 pessoas que até então usavam serviços em cidades vizinhas — antes de se tornarem inoperantes ou reduzidos. “O desafio é grande, mas seguimos ampliando os esforços para garantir proteção, autonomia e novas oportunidades a quem mais precisa, porém é imprescindível, que os municípios vizinhos também executem serviços voltados para as pessoas em situação de rua”, explica a secretária de Assistência Social, Rita Faversani.
Desde janeiro, 67 pessoas conseguiram deixar as ruas com apoio da rede da Assistência Social, sendo que 18 delas já conquistaram uma moradia por conta própria. O trabalho de inclusão produtiva também mostrou resultados: 41 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho e outras 49 retornaram para suas cidades de origem com apoio da Prefeitura, que oferece a passagem terrestre nesses casos.
Serviço
O Centro POP de São José atua em regime de portas abertas. A maioria dos atendimentos é de homens (94%), sendo que 84% deles são oriundos de outros municípios. O local oferece encaminhamento para elaboração da documentação pessoal, comunidade terapêutica, oportunidades profissionais e apoio da Defensoria Pública estadual. A população pode ajudar o Centro POP com doação de roupas, calçados e acessórios. As equipes realizam a doação dos materiais conforme a necessidade de cada usuário do serviço.
O município oferta 96 vagas em espaços de acolhimento conveniados da Prefeitura de São José, distribuídos em Casa de Passagem e Pernoite.
O post São José amplia rede de assistência e reabilitação para população de rua apareceu primeiro em Informe Floripa.