Cobra venenosa é flagrada descansando após refeição em quintal de casa; veja VÍDEO

Uma jararaca adulta de 1,20 metro de comprimento foi encontrada no quintal de uma casa em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina. O resgate do animal foi realizado pelo biólogo Gilberto Duwe, que compartilhou o ocorrido nas redes sociais e fez alertas sobre o aparecimento da serpente.

O animal foi localizado entre madeiras acumuladas no pátio da residência. Segundo Gilberto, esse tipo de ambiente favorece o aparecimento de cobras, especialmente as jararacas, pois atraem roedores, principal fonte de alimento da espécie.

Cobra estava em área com acúmulo de materiais

“O pátio da casa tinha bastante material acumulado, isso acaba atraindo a jararaca”, explicou o biólogo, que suspeita que o animal tivesse se alimentado recentemente. Ele utilizou técnicas de contenção específicas para evitar que a cobra fugisse ou fosse machucada durante o resgate.

Segundo o biólogo, a jararaca é uma espécie venenosa bastante comum em áreas urbanas, embora o tamanho do exemplar resgatado, acima de 1 metro, seja considerado incomum. “Essa jararaca realmente impressionou pelo tamanho”, afirmou.

Gilberto também destacou a letalidade do veneno da espécie, que pode chegar a 90% sem o tratamento adequado. Em casos de picada, é fundamental que o soro antiofídico seja administrado o quanto antes.

Apesar do perigo, o especialista reforçou a importância ecológica da jararaca, que ajuda a controlar a população de roedores. “Uma cobra dessa espécie pode fazer com que dois milhões de roedores deixem de existir ao longo de seus 20 anos de vida”, estimou o biólogo.

Veja o vídeo:

View this post on Instagram

A post shared by Gilberto Ademar Duwe (@biologo.giba)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.