Quem foi o brasileiro que quase virou papa e foi citado em filme famoso

A Igreja Católica, que elegeu um novo papa nesta quinta-feira (8), já quase escolheu um brasileiro no conclave de 1978. O cardeal dom Aloísio Lorscheider teria sido o primeiro a ter a maioria dos votos.

O arcebispo, no entanto, precisou recusar o cargo devido à problemas de saúde, facilitando o caminho para a escolha de João Paulo II, que permanecer no cargo até sua morte, em 2 de abril de 2005.

O escritor e teólogo Frei Betto compartilhou o fato dos bastidores do conclave de quase 50 anos atrás em um artigo publicado no último mês.

Quem foi Aloísio Lorscheider, brasileiro que quase se tornou papa?

O cardeal dom Aloísio Lorscheider nasceu em 1924 em Estrela, no Rio Grande do Sul, e era neto de alemães. Ele se ordenou sacerdote aos 23 anos e foi nomeado como bispo, em 1962, pelo papa João XXIII (1958 a 1963).

O próximo papa, Paulo VI (1963 a 1978), foi quem nomeou Aloísio como arcebispo de Fortaleza (1973) e deu a ele o título de cardeal (1976). Dom Aloísio Lorscheider teve uma trajetória na igreja voltada para a defesa dos direitos humanos e se posicionou à favor da democratização do Brasil e contra as torturas praticadas na ditadura militar.

O cardeal brasileiro também foi envolvido em um fato marcante, em 1994, quando foi sequestrado por internos de um presídio na Grande Fortaleza durante uma visita local. O religioso foi citado no filme “O Poderoso Chefão: Parte 3”, ao receber um voto durante a encenação de um conclave.

Dom Aloísio Lorscheider participou de dois conclaves para eleger os papas João Paulo I (1978) e João Paulo II (1978 a 2005). O Vaticano acolheu sua renúncia em 2004. Ele faleceu em dezembro de 2007, aos 83 anos.

Novo pontífice, Robert Prevost tinha boa relação com papa Francisco

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem foi o brasileiro que quase virou papa e foi citado em filme famoso no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.