Itamaraty autoriza concurso com 50 vagas na carreira de diplomata

O Ministério das Relações Exteriores autorizou a realização de um concurso público com 50 vagas para a classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8).

O Instituto Rio Branco publicará o edital do concurso. A primeira fase do concurso consistirá de prova objetiva, de caráter eliminatório.

A prova objetiva será composta de questões de língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito.

Serão convocados para a segunda fase os candidatos mais bem classificados na primeira fase, em número a ser definido no edital, respeitadas as políticas de inclusão de pessoas negras e de pessoas com deficiência.

A segunda etapa do concurso consistirá de provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, composta de questões de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, política internacional, geografia, economia, direito, língua espanhola ou língua francesa.

O prazo de realização da primeira prova será reduzido para dois meses com relação à data de publicação do edital do concurso. De acordo com a portaria, a redução é necessária para que seja compatível com o planejamento de atividades do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Rio Branco em 2025 e 2026.

A portaria destaca também que o provimento dos cargos previstos fica condicionado à autorização, em anexo próprio da lei orçamentária anual e à observação das restrições impostas pela lei de diretrizes orçamentárias.

Conheça as principais fraudes contra beneficiários do INSS

Este conteúdo foi originalmente publicado em Itamaraty autoriza concurso com 50 vagas na carreira de diplomata no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.