SC se mobiliza para Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

No próximo sábado, 10, será realizado o dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Santa Catarina. A ação é uma parceria do Estado com os municípios, ampliando a partir dessa data  a imunização para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que todos os municípios catarinenses abram os postos de vacinação para aplicar a dose da vacina.

“Somos o segundo estado da federação com a maior cobertura vacinal com a gripe, ultrapassando os 20%, e precisamos seguir em frente. Neste dia D, o objetivo é aumentar os índices vacinais, principalmente dos grupos prioritários. As crianças, as gestantes e os idosos são os mais vulneráveis e precisam se proteger para evitar o agravamento da doença. Além disso, com a ampliação da vacinação também queremos imunizar o máximo da população para evitar a circulação do vírus no estado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Além da vacina contra a gripe (influenza), em grande parte dos municípios, a população poderá aproveitar o Dia D para atualizar outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. A SES reforça a importância de levar a carteira de vacinação para conferência e registro das doses. Verifique com o seu município os locais e horários que a vacina estará sendo aplicada.

A vacinação anual é a maneira mais eficaz de se proteger contra as complicações da gripe, especialmente entre crianças, idosos e demais grupos prioritários. A campanha iniciou para essa população, um total de 3,3 milhões de pessoas. A meta é imunizar, ao menos, 90% desse público.

A dose disponível na rede pública é a trivalente, protegendo contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. 

O imunizante demora de duas a três semanas após a aplicação para conferir a proteção adequada. O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe. Em 2025, Santa Catarina já registrou 353 casos da doença, a maior parte por influenza A (H1N1); e 18 mortes.

Ainda para reforçar a proteção e ampliar a cobertura vacinal, neste ano, o imunizante foi incorporado ao Calendário de Vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos de idade ou mais, e ficará disponível ao longo de todo o ano, após a campanha.

Florianópolis antecipa início da vacinação contra a gripe para a população em geral

A Vigilância Epidemiológica Municipal – por meio da Secretaria Municipal de Saúde – ampliou a vacinação contra a Influenza para toda a população a partir dos 6 meses de idade. A princípio, os grupos não prioritários estariam liberados para a imunização somente no dia D, marcado para o sábado (10). O objetivo da antecipação é reduzir complicações, hospitalizações e óbitos causados pela gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

Até a sexta feira (9), as 48 salas de vacinação dos centros de saúde – exceto Costa da Lagoa e Armação – estarão aplicando os imunizantes, das 7h ás 17h. No dia D, serão cerca de 30 pontos distribuídos pela cidade, além da van da Vacinação, espaço Imuniza Floripa e sala de vacinas do Sesc Prainha, atendendo das 8 às 17h.

Além da imunização contra a gripe e Covid, estarão disponíveis outras vacinas do calendário de rotina, como Pneumo 10, DTPA (tríplice bacteriana), Pentavalente, Meningo ACWY, Rotavírus, BCG, HPV, hepatite A e B, Febre amarela, VIP/VOP (pólio) e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A vacinação poderá ser feita em qualquer ponto, independe do bairro onde se tenha cadastro e é necessário ter em mãos um documento com foto.

A vacina contra a Influenza aplicada pelo SUS é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus responsável pela maioria dos casos atualmente: Influenza A (H1N1), subtipo A (H3N2) e Influenza B. O imunizante leva cerca de 15 dias para surtir efeito e é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.

Em caso de orientações ou sintomas gripais, a recomendação é entrar em contato pelo Alô Saúde (0800 333 3233) antes de se dirigir ao centro de saúde e usar máscara para evitar a disseminação do vírus.

No sábado, o dia D segue nos seguintes pontos:
Continente – Abraão, Balneário, Capoeiras, Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Novo Continente e
Vila Aparecida
Norte – Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Ingleses, Rio Vermelho, Santo Antônio de Lisboa
Centro – Agronômica, Itacorubi, Monte Serrat, Pantanal, Prainha, Saco Grande, Saco dos Limões e Trindade
Sul – Campeche, Costa da Lagoa, Costeira, Fazenda do Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Rio Tavares e Tapera

Outros locais disponíveis para a imunização:
Espaço Imuniza Floripa – Policlínica da Mulher e da Criança (rua Esteves Júnior, 89)
Van da Vacinação – TICEN
Sala de Vacinas do Sesc Prainha (Tv. Siriaco Atherino, 100)

Dia D da vacinação contra a gripe: São José abre unidades neste sábado (10)

Com a proximidade do inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias e, com isso, o risco de internações e casos graves de influenza. Pensando na prevenção, a Prefeitura de São José realiza neste sábado (10), o Dia D da vacinação contra a influenza Todas as 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h. Para receber a vacina, é preciso levar documento com foto e carteirinha de vacinação (se tiver). 

Desde o início da campanha de imunização contra a influenza, em 7 de abril, a estratégia estava voltada para os grupos prioritários, como crianças, idosos e profissionais da Saúde.Até sexta-feira (9), as UBSs seguem aplicando o imunizante no público-alvo. Já a partir de sábado (10), qualquer pessoa a partir de 6 meses de vida poderá se vacinar contra a influenza.

Além da vacina da gripe, a população também poderá atualizar o esquema vacinal contra a Difteria e Tétano (DT), disponível para pessoas com 7 anos ou mais que estejam com a carteirinha desatualizada ou precisem da dose de reforço.

“Vacinar é um ato de cuidado coletivo. A gripe pode levar a complicações sérias, principalmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Quanto mais pessoas vacinadas, menor a circulação do vírus e o risco de surtos. É importante aproveitar o Dia D para levar toda a família e colocar a caderneta em dia”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna.

Nesta quarta-feira (7), a campanha de vacinação contra a gripe completa um mês, com mais de 20 mil pessoas dos grupos prioritários já imunizadas em UBSs e ações extramuro — fora das unidades de Saúde, como hospitais e escolas.

Serviço:

O que: Dia D de vacinação contra a gripe

Data: Sábado (10)

Horário: 8h às 17h

Local: Todas as 26 UBSs (https://saojose.sc.gov.br/dap/unidades-basicas-de-saude-postos-de-saude/)

Quem pode se vacinar:

Até sexta-feira (9/05), grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e condições clínicas especiais, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, povos indígenas e quilombolas, profissionais que atuam nos correios, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A partir de sábado (10/05): toda a população acima de 6 meses de vida. 

O post SC se mobiliza para Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10) apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.