Na manhã desta terça-feira (6), um homem morreu após ficar preso entre a porta do trem e a da plataforma na estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 8h da manhã, quando o local estava cheio de passageiros. As informações são do g1.
Segundo testemunhas, o passageiro ficou prensado no vão entre as duas portas e acabou sendo arrastado pelo trem. Pessoas que presenciaram a cena relataram gritos e desespero na plataforma. “A primeira porta do desembarque fechou e a porta do trem [fechou] junto com o rapaz. O trem passou por cima dele. Todo mundo ficou desesperado, começou a chorar. Ele ficou preso entre as portas”, contou Bruno Moreira Costa, gestor comercial que estava no local.




Identidade do homem ainda não foi revelada
O homem não portava documentos, e sua identidade ainda não foi confirmada. A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da linha, afirmou que “todos os esforços da concessionária estão concentrados na identificação da vítima e de seus familiares para prestar o suporte necessário”. Em nota, a empresa também declarou que “está colaborando com as autoridades e apurando as circunstâncias do ocorrido”.
O sistema de portas da plataforma, que deveria impedir esse tipo de acidente, opera com sensores que detectam se houve fechamento completo, que é um mecanismo similar ao de elevadores. No entanto, de acordo com os relatos de passageiros, as portas não reabriram e o trem seguiu viagem mesmo com o homem preso.
Ainda segundo Bruno, não havia seguranças por perto no momento do acidente: “Nunca vi algo parecido. Pra você ver como está a situação, cada vez pior. Está desesperadora a operação nos trens, em todas as linhas. A gente sabe que é corrido, mas precisamos nos resguardar. Não tem segurança [dos trens]. Em todas as estações está ruim, mas aqui está grave”.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom) e, até o final da manhã, três funcionários prestavam depoimento sobre o caso. Veja o vídeo: