O Governo do Rio de Janeiro montou um esquema especial de segurança e serviços públicos para os mais de 1,6 milhão de fãs previstos para o show da cantora Lady Gaga, na praia de Copacabana, na noite deste sábado (3).
O show da artista norte-americana está previsto para às 21h45, com término às 0h15. Ao contrário do que se cogitava nas redes sociais, as atrações de abertura serão DJs.
As forças de segurança do Estado já estão presentes há dias em frente ao Copacabana Palace, onde Gaga está hospedada, e nos arredores da praia para a montagem do palco e a organização do show.
Veja como os órgãos estaduais vão atuar para garantir a segurança e os direitos dos presentes no evento:
Polícia Militar e Civil
A PM já realiza patrulhamento ostensivo, envolvendo mais de 3 mil agentes, 70 viaturas, 78 torres de observação, grupos de policiais especializados em patrulhamento de multidão, dois drones com tecnologia para reconhecimento facial, 48 motopatrulhas, seis quadriciclos, além de 12 câmeras extras de reconhecimento facial na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.
Na região do evento, a corporação montou 18 pontos de bloqueios e 18 pontos de revista com reconhecimento facial. Além disso, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), posicionado próximo ao local do show, monitora imagens de câmeras instaladas na quadra do hotel, assim como drones.
O esquema de segurança da Polícia Militar para o show vai até esse domingo (4).
Já a Polícia Civil mobilizou 1,5 mil agentes para o evento. Centrais de flagrantes estão em funcionamento nas delegacias de Copacabana (12ª DP), Leblon (14ª DP) e Ipanema (13ª DP), onde também há atuação do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos.
Guias bilíngues estão nas delegacias do entorno do show. A Coordenadoria de Operações Especiais (COE) também está de prontidão.
Lei Seca
O Governo reforçou as blitzes durante os dias da força-tarefa da segurança pública, com a Região Metropolitana recebe um número maior de fiscalizações. Os agentes também atuam durante o dia na praia com ações de conscientização do risco de misturar álcool e direção.
Corpo de Bombeiros
A corporação mobilizou 400 bombeiros militares que atuam nas frentes terrestre, aérea e marítima, na Praia de Copacabana. Três unidades operacionais estão de prontidão para emergências e 12 postos de salva-vidas estão ativos até o fim do evento, além de drones com câmeras térmicas que dão apoio à ação.
Médicos, enfermeiros, combatentes, guarda-vidas, tripulantes, operadores de embarcações e drones, além de pilotos e mergulhadores operam na força-tarefa. Os Bombeiros contam com aeronaves, motos aquáticas, barcos infláveis, ambulâncias, lanchas, viaturas de busca e salvamento para atuar em emergências.
Saúde
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Copacabana e Botafogo estão com reforço de equipes e insumos, além de duas ambulâncias avançadas disponíveis nos centros de saúde.
Transporte
As estações do metrô de Copacabana funcionam 24 horas, desde às 5h deste sábado (3) às 23h de domingo (4). O Governo recomenda que os passageiros utilizem preferencialmente a estação Siqueira Campos para embarque e desembarque. A estação Cardeal Arcoverde opera apenas para desembarque das 16h às 22h.
Já os trens operam com composições extras na estação Central do Brasil, única que fica aberta para embarque. O terminal reabrirá à meia-noite para atendimento ao término do show.
Cedae – Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro
A Cedae atua com dois grandes pontos de hidratação localizados próximos ao palco principal (altura da Rua Duvivier) e à entrada da área VIP (altura da Rua Rodolfo Dantas).
A estrutura conta com dois caminhões-pipa usados para abastecer mais de 100 bombas de água, além da frota da hidratação e o “Pingo”, mascote em formato de gota que possui bicas e borrifadores de água. Os pontos de hidratação da Cedae atendem o público das 10h de sábado às 2h de domingo.
As unidades móveis possuem tecnologia capaz de manter a água gelada, com potabilidade controlada por meio de testes periódicos. O trabalho é realizado por aguadeiros, que servem água em copos biodegradáveis.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja esquema especial de segurança do Governo do Rio para show de Lady Gaga no site CNN Brasil.