As tratativas estão adiantadas para o governador Jorginho Mello (PL) ter um vice de chapa do MDB na sua reeleição. Nesse cenário, um nome tem despontado nas internas do manda brasa. Sem muitos holofotes e sem dizer que quer, o nome do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB) tem sido muito bem lembrado pelos emedebistas para uma possível composição.
Em recente pesquisa interna contratada para avaliação de cenários, seu nome apareceu com disparada preferência para ser aproveitado em 2026. Ele lidera a amostra entre os emedebistas com ampla vantagem, a frente do secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini e do deputado estadual, Antídio Lunelli. Se a preferência da militância for critério para escolha do nome, essa escolha já está bem encaminhada.
Surpresa zero
A liderança de Cobalchini na pesquisa do MDB surpreendeu somente a quem não conhece o partido. Cobalchini não trata o tema como uma prioridade e foca em renovar seu mandato na Câmara dos Deputados. Talvez por isso seu nome não figure na bolha da política estadual quando se fala de 2026 pela a majoritária. Entretanto, se for levar em consideração o respeito a fila, coisa que o MDB sempre honrou, Cobalchini é o nome da vez.
Apesar de novo, dos políticos com mandado é disparado o que mais conhece os bastidores do MDB. Começou a militar com 17 anos no gabinete do saudoso Casildo Maldaner, quando este era deputado federal, em Brasília. Desde então, ocupou todos os espaços possíveis no partido, até a presidência. Fez parte de todos os governos do MDB deste então, desde Paulo Afonso, Luiz Henrique e até de Raimundo Colombo (PSD), onde foi o secretário de Infraestrutura.
Mais que sua militância partidária, sempre foi um campeão nas urnas. Várias vezes o mais votado do partido para deputado estadual e agora para deputado federal. Político experiente, resultadista, focado em entregas para o cidadão. Ainda tem uma das coisas mais importantes na vida pública: sem arranhões na imagem e escândalos. Cobalchini está pronto, basta saber se o MDB estará pronto para ele!
Juntos
Por falar no deputado federal Cobalchini, na última quarta-feira (30) ele foi recebido em audiência com o governador Jorginho Mello (PL) para tratar de obras e alguns investimentos no Meio-oeste e Oeste. O encontro também teve espaço para a questão política.
Desde que o governador Jorginho abriu espaços no governo para o MDB, inclusive com a ocupação de três secretarias, os emedebistas estão reorganizando o discurso, agora governista e de compromisso com a reeleição de Jorginho.
Cobalchini explica que conversou com Jorginho sobre ajustes e ações para fortalecer a aliança. “Estamos trabalhando para que tenha tudo mundo junto, para que tenha uma escolha consensual. Não cabe divisão do partido”, ponderou.
De corpo e alma
Em reuniões internas o prefeito Topázio Neto (PSD) não tem deixado uma sobra de dúvidas de que estará de corpo e alma na eleição do deputado estadual, Júlio Garcia (PSD), caso este busque uma vaga para a Câmara dos Deputados. O entusiasmo do prefeito chamou a atenção de assessores que vêem a parceria como uma das prioritárias do chefe do Executivo da Capital, ao lado, é claro, da reeleição do governador Jorginho Mello (PL).
Casan
O vereador Rafinha de Lima (PSD) já deixou claro em sessão da Câmara nesta semana que a partir da aprovação da reforma da Previdência, que foi concluída com sucesso, vai se debruçar sobre uma nova pauta. Ele disse que a partir da semana que vem suas atividades terão como foco total achar soluções para a questão da água e saneamento da Capital. O principal caminho talvez seja o rompimento do contrato com a Casan que vai até 2027. Porém, como a estatal não entrega resultados, especialmente na área de saneamento, o vereador entende que não há tempo a perder.
Retornos
O presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB) retorna ao Legislativo na segunda-feira (5) e assume a presidência após 31 dias de licença, momento em que o parlamento foi comandado pelo vereador João Bericó (PL). Quem também retorna no início da semana é o virado Afrânio Boppré (PSOL), que igualmente abriu 30 dias para a suplente Tânia Ramos.
50 mil
Este INFORME FLORIPA, ao qual escrevo, comunica com extrema honra que atingiu a marca dos 50 mil seguidores do Instagram. São mais 100 mil no facebook. Pode não ser um grande feito, perto de perfis que apostam em estratégias de conquista de seguidores. Optamos em uma atuação 100% orgânica no mercado, com foco no nosso conteúdo. É a força do conteúdo que nos alavanca e a credibilidade que fideliza nossos leitores. Grato a todos e por mais 50 mil!
Caixinhas
Repercutiu muito bem nas redes sociais deste INFORME FLORIPA e, acredito, de toda imprensa da Capital, a matéria sobre a aprovação na Câmara do projeto de lei de autoria da ex-vereadora, hoje vice-prefeita, Maryanne Mattos (PL), que proíbe, entre outros detalhamentos, caixinhas de som especialmente nas praias. O povo já não tem mais paciência com os sem noção.
Cães
Nos comentários sobre o projeto da caixinha de som, os leitores deste INFORME FLORIPA lembraram outra polêmica: a proibição ou não de cães nas praias. O tema segue sem definição. A prefeitura pretende ter locais e horários específicos para os quatro patas nas praias. Mas, e a fiscalização?
Fiscalização
Tanto a questão dos cães, quanto das caixinhas de som nas praias, agora sai do debate de idéias e da legislação e vai para a prática. Agora é com a prefeitura que terá que dotar a fiscalização com suporte para cobrar o cumprimento das leis. É agora que a coisa fica arrastada! No papel tudo é lindo, mas na prática…
O Thanos do atraso
Que papelão da Justiça Federal em relação à implantação do Parque e Marina Beira-mar de Florianópolis. Uma ode ao atraso, ao anti-desenvolvimento. A questão legal já estava sendo analisada pelo IMA. Então a esfera Federal atravessou o processo e exigiu que o Ibama se manifestasse. Mesmo com o Ibama dizendo que não lhe é competência nesse caso e ter passado a bola de volta para o IMA, a Justiça Federal em Florianópolis não acatou a decisão e pede novas explicações ao próprio Ibama. Atestado de ativismo ambiental jurídico passado com mérito. A Cidade do Nada Pode revelou a face do seu Thanos, numa alusão ao ‘deus’ do filme Vingadores: Guerra Infinita.
O post Cobalchini é o preferido entre emedebistas para vice de Jorginho apareceu primeiro em Informe Floripa.