Os candidatos interessados em obter isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 têm até 23h59 desta sexta-feira, 2 de maio, para fazer o pedido. A solicitação deve ser feita pela Página do Participante, com login via Gov.br.
O Inep alerta que o mesmo prazo vale para quem teve isenção no Enem 2024, mas não compareceu às provas: esses participantes precisam apresentar uma justificativa para manter o direito à gratuidade.




Saiba quem tem direito à isenção no Enem 2025
Segundo o Ministério da Educação (MEC), podem solicitar a isenção:
- Alunos da 3ª série do ensino médio em escolas públicas em 2025;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em vulnerabilidade inscritas no CadÚnico;
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 precisam justificar a ausência, com documentos que comprovem situações como: assalto ou furto, acidente de trânsito, internação médica ou odontológica, trabalho, atividade escolar ou prisão, morte na família, maternidade ou paternidade ou mudança de domicílio para acompanhar familiar. As ocorrências devem ter acontecido nos dias 3 e 10 de novembro (provas regulares) ou 10 e 11 de dezembro de 2024 (reaplicação).
Veja cronograma do Enem 2025
- Resultado das isenções e justificativas: 12 de maio;
- Período para recursos: 12 a 16 de maio;
- Resultado final: 22 de maio.
Mesmo com isenção aprovada, o candidato ainda precisará se inscrever normalmente no Enem 2025, dentro do prazo do edital. Já quem tiver o pedido negado, deverá pagar a taxa, que em 2024 foi de R$ 85. Na edição anterior, 63,6% dos inscritos tiveram gratuidade.