Durante sessão realizada nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal de São Paulo, um embate entre os vereadores Toninho Vespoli (PSOL) e Rubinho Nunes (União) interrompeu a análise do projeto de reajuste salarial para os servidores públicos da capital. As informações são da UOL.
A confusão aconteceu no momento em que os parlamentares discutiam a proposta que prevê um reajuste de 5,2% nos vencimentos dos servidores municipais em 2025, dividido em duas etapas: uma de 2,6% a partir de maio deste ano, e outra de 2,55% em maio de 2026.



Durante seu discurso, Vespoli levantou um cartaz com os dizeres: “vagabundagem é vereador que só quer lacrar na internet”. A ação foi uma resposta às declarações de parlamentares da direita, que teriam ofendido os servidores municipais ao longo da discussão do projeto.
A atitude provocou a reação de Rubinho Nunes, que deixou seu assento e se dirigiu à tribuna para tentar tomar o cartaz das mãos de Vespoli. Em resposta, o vereador do PSOL atirou o cartaz sobre Rubinho, o que intensificou o clima de tensão no plenário.
Outros vereadores, como Lucas Pavanato (PL), se apressaram em subir à tribuna para conter a situação. Do alto da galeria, servidores presentes acompanharam o conflito aos gritos de: “fora, Rubinho”. Após o confronto, Toninho Vespoli deixou a tribuna e não retornou para continuar seu discurso.
O debate sobre o reajuste continua na casa legislativa, que analisa os impactos da medida proposta pelo Executivo municipal. A expectativa é de que a votação do projeto ocorra nos próximos dias. Veja o vídeo: