O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta terça-feira (29), uma ordem executiva para suavizar o impacto de suas tarifas automotivas com uma mistura de créditos e alívio de outros impostos sobre materiais.
A mudança ocorre no dia em que Trump viaja para Michigan, berço da indústria automobilística norte-americana, e poucos dias antes da entrada em vigor de uma nova série de impostos de importação de 25% sobre peças para automóveis.
A viagem, às vésperas de seu 100º dia no cargo, ocorre em um momento em que os norte-americanos têm uma visão cada vez mais negativa da gestão econômica de Trump, com indícios de que suas tarifas pesarão sobre o crescimento e poderão elevar a inflação e o desemprego.
Em sua mais recente reversão parcial das políticas tarifárias, o presidente republicano concordou em conceder às montadoras créditos de até 15% do valor dos veículos montados internamente.
Em uma segunda ordem executiva, Trump determinou que as tarifas aplicadas sobre os produtos do México, Canadá e as colocadas sobre as importações de aço e alumínio não serão cumulativas às tarifas de autopeças.
Esses créditos poderiam ser aplicados ao valor das peças importadas, dando tempo para que as cadeias de suprimentos voltem para os EUA.
Líderes da indústria automobilística pressionaram o governo intensamente durante as semanas desde que Trump revelou pela primeira vez suas tarifas de 25% sobre veículos importados e autopeças.
As taxas, destinadas a forçar as montadoras a relocalizar a produção no mercado interno, ameaçavam comprometer a rede de produção automotiva norte-americana integrada aos EUA, Canadá e México.
Isso oferece à indústria um “pequeno alívio”, já que as empresas investem em mais produção nos EUA, disse Trump ao deixar Washington rumo a Michigan. “Só queríamos ajudá-los… se eles não conseguem as peças, não queríamos penalizá-los.”
A incerteza desencadeada no setor automobilístico pelas tarifas de Trump permaneceu evidente na terça-feira, quando a GM retirou sua previsão anual, mesmo após reportar fortes vendas e lucro trimestrais. Em uma atitude incomum, a montadora também optou por adiar uma teleconferência agendada com analistas para o final da semana, após os detalhes das mudanças tarifárias serem conhecidos.
Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump assina ordem para aliviar impacto das tarifas sobre montadoras no site CNN Brasil.