Conduzir motocicleta é uma tarefa que pode ser simples, a depender do modelo escolhido. Na maioria dos casos, é preciso portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para conduzir.
Entretanto, há alguns ciclomotores e bicicletas elétricas, por exemplo, que dispensam a CNH.
Por outro lado, é preciso reforçar que a condução desses modelos exige um outro documento: Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC). Neste caso, com a autorização, a CNH é dispensada.
Os equipamentos obrigatórios para esse tipo de veículo incluem espelhos retrovisores em ambos os lados, farol dianteiro, lanterna traseira, velocímetro, buzina e pneus adequados.
Outra questão é a obrigatoriedade do uso de capacete e vestuário especificado pelo Contran.

Confira abaixo três veículos que dispensam o uso da CNH:
- Shineray Jet 50S
A duas rodas da Shineray é comercializada por R$ 10.590. O motor é de 49 cilindradas com câmbio de 4 marchas e embreagem semi automática. Por conta de suas características, pode ser pilotada com a ACC.
Com 106 kg de peso, ela tem um tanque de 3 litros de capacidade. Entre itens de comodidade, possui porta USB, guarda volumes, painel 100% digital, entre outros itens.

- Phoenix S
O ciclomotor também dispensa o uso de CNH, podendo ser conduzida com a ACC. O veículo da Shineray tem 47,9 cc e potência máxima de 5,6 cv.

- Bull K-Spirit NG 50
O motocicleta dispensa o uso da carteira tradicional (CNH). Contudo, pede a autorização voltada aos ciclomotores. Por R$ 11.990, ela entrega 3,8 cv de potência e 0,79 kgfm de torque máximo.
O câmbio é automático CVT e ela usa a gasolina como combustível. A moto também já vem equipada com painel digital, entrada USB e freio a disco.

O que idosos precisam fazer para renovar a CNH?
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pilotar moto sem CNH? Veja modelos que dispensam documento no site CNN Brasil.