Uma explosão foi registrada neste sábado (26) no porto de Shahid Rajaee, na cidade de Bandar Abbas, sul do Irã, e deixou 281 feridos, segundo informações da Reuters.
A mídia estatal iraniana ressalta que a explosão se deu em meio a uma terceira rodada de negociações nucleares do país com os Estados Unidos em Omã, embora a causa da explosão não tenha sido imediatamente esclarecida.
“A causa deste incidente foi a explosão de vários contêineres armazenados na área do cais do Porto de Shahid Rajaee. Estamos evacuando e transferindo os feridos para centros médicos”, disse um funcionário local de gerenciamento de crises à TV estatal.
A agência de notícias Fars informou inicialmente que 47 pessoas ficaram feridas, mas o número já subiu para 281.
A agência de notícias semioficial Tasnim acrescentou que as atividades do porto foram suspensas para extinguir o incêndio e que, considerando o grande número de funcionários portuários, “muitas pessoas provavelmente ficaram feridas ou até mesmo morreram”.
A explosão estilhaçou janelas em um raio de vários quilômetros, segundo a mídia iraniana.
Em 2020, computadores no mesmo porto foram atingidos por um ataque cibernético que causou congestionamentos massivos em vias navegáveis e estradas que levam à instalação. O Washington Post havia noticiado que Israel, arqui-inimigo do Irã, parecia estar por trás do incidente como retaliação a um ataque cibernético iraniano anterior.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Explosão em porto no sul do Irã deixa ao menos 281 feridos no site CNN Brasil.