O ex-presidente Jair Bolsonaro continua internado há 13 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, no acompanhamento do pós-operatório de uma intervenção para tratar suboclusão intestinal. De acordo com o último boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira (25), Jair está estável clinicamente, sem casos recentes de elevação da pressão arterial e não precisará passar por nova cirurgia.
“O Hospital DF Star informa que o ex-Presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Apresenta-se estável clinicamente e sem novos picos de elevação da pressão arterial. Foram tomadas medidas para controle das alterações dos exames laboratoriais do fígado“, começou o comunicado.





“Ontem, foi submetido a tomografias de tórax e abdômen, que foram compatíveis com uma evolução normal do pós-operatório, descartando complicações ou necessidade de novos procedimentos. Continua em jejum oral e com pausa temporária da nutrição parenteral. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa. Persiste a recomendação de não receber visitas e não há previsão de alta da UTI”, finalizou.
Na quinta-feira (24) à noite, Bolsonaro realizou tomografias de tórax e abdômen que apontaram evolução satisfatória do quadro, sem indícios de lesões ou novas obstruções intestinais. Segundo colunista Lauro Jardim, do GLOBO, o resultado foi determinante para descartar a necessidade de um novo procedimento cirúrgico.
Além do monitoramento da pressão e dos exames de fígado, a equipe médica mantém o paciente em jejum oral, suspendeu temporariamente a nutrição parenteral e dá continuidade à fisioterapia motora e às medidas de prevenção de trombose. Segue também a orientação de não receber visitas e sem previsão de alta na UTI.
Esta foi a sexta cirurgia a que Bolsonaro foi submetido desde 2018, em decorrência da facada sofrida durante a campanha presidencial. Todas as intervenções posteriores trataram complicações da lesão abdominal sofrida naquele atentado.