Onça-pintada: Captura de animal pode ajudar a entender o que motivou ataque

A Polícia Militar Ambiental capturou a onça-pintada apontada como responsável por matar o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos. A operação aconteceu na madrugada desta quinta-feira (24), no Pantanal. A força-tarefa contou com um pesquisador, dois guias e quatro policiais militares ambientais, que irão avaliar o animal e tentar esclarecer os fatos.

De acordo com o secretário-executivo da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Artur Falcette, os ataques de onça não são comuns na região.

“Estamos diante de um caso muito atípico. Esse não é um comportamento habitual da espécie. A captura do animal é essencial para entendermos o que motivou essa atitude e para que possamos estudar seu comportamento com mais precisão”, disse o secretário-executivo.

Outros materiais como câmeras de segurança instaladas na sede da fazenda, vídeos e fotos que registraram a rotina dos animais nas proximidades foram encaminhados à perícia para análise da perícia. A onça segue sendo monitorada e posteriormente será levada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande.

Entenda o caso

Na última terça-feira (22), um caseiro de 60 anos foi encontrado morto após ser atacado por uma onça-pintada na região isolada de Touro Morto, localizada no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul.

A área, de difícil acesso e situada aproximadamente a 150 quilômetros da cidade de Miranda, ilustra a relação entre o habitat da espécie e o local do incidente, já que a onça-pintada ocorre em biomas como o Cerrado e o Pantanal, presentes no Mato Grosso do Sul.

Caracterizada pela natureza selvagem, com vegetação densa e rica biodiversidade, a região é parte integrante do bioma do Pantanal sul-mato-grossense.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em Onça-pintada: Captura de animal pode ajudar a entender o que motivou ataque no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.