
Dom Sergio da Rocha partiu do Aeroporto Internacional de Salvador na noite desta terça-feira (22). Ele é um dos sete brasileiros aptos para optar na decisão do novo líder da Igreja Católica. Arcebispo de Salvador embarca para o Vaticano
Filipe Costa/TV Bahia
O arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, viajou para o Vaticano, na noite desta terça-feira (22), um dia após a morte do papa Francisco. O cardeal, de 65 anos, é um dos sete brasileiros aptos a participar do Conclave, votação que irá definir o substituto do líder da Igreja Católica, e também é indicado como um dos possíveis candidatos.
INFOGRÁFICO: Saiba o que é Conclave e como a Igreja Católica escolhe um novo papa
Veja quem são os brasileiros que podem participar do Conclave
Dom Sergio chegou ao Aeroporto Internacional de Salvador por volta das 21h30, acompanhando de representantes da Arquidiocese. Ele foi recepcionado por outros passageiros, que pediram fotos, e, depois, foi para o setor de embarque do terminal aéreo. [Assista abaixo]
Os detalhes da viagem não foram compartilhados pela Arquidiocese de Salvador, porém, segundo apurou a TV Bahia, o arcebispo seguirá até Portugal, de onde continuará para Roma. O tempo do percurso, de avião, é de mais de 10h.
Arcebispo de Salvador embarca para o Vaticano após morte do papa
A convocação para o Conclave foi iniciada pouco depois da confirmação da morte do papa, ocorrida na segunda-feira (21). Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Segundo o Vaticano, 135 estão aptos em todo o mundo.
No mesmo dia, Dom Sergio da Rocha concedeu uma coletiva de imprensa e falou sobre a possibilidade de ser o novo pontífice. Na ocasião, ele afirmou que ainda não tinha muitas informações acerca do Conclave.
“Em relação as especulações sobre o novo papa, é preciso primeiro respeitar esse momento. As especulações existem, mas sabemos que o Espírito Santo sempre surpreende a Igreja”, disse Dom Sérgio, a despeito de ter o nome citado em listas que apontam possíveis novos pontífices.
Cardeal Sérgio da Rocha comenta possibilidade de ser o novo pontífice
O arcebispo de Salvador penas confirmou que iria participar da despedida do papa Francisco, marcada para a manhã de sábado (26), e permanecerá na região para participar das decisões.
“Os ensinamentos, os gestos do papa Francisco, repercutiram muito na igreja e no mundo, não só pelas suas implicações internas na vida da Igreja, mas pelo significado ético, religioso, político dos seus ensinamentos, daquilo que ele fez, daquilo que ele realizou e nos ensinou”, declarou o cardeal.
Acompanhe cobertura em Tempo Real sobre a morte do papa
Quem é Dom Sergio
Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
Jorge Jesus/ Ag. Picnews
Cardeal Sérgio da Rocha nasceu em Dobrada (SP), e foi nomeado arcebispo de Salvador em 2020. Com isso, também se tornou o arcebispo Primaz do Brasil, título dado a quem conduz a arquidiocese mais antiga do país.
O religioso é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Ao longo da carreira, atuou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos (SP). Também trabalhou na assessoria e coordenação de pastorais, além de ser professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.
Antes de ser nomeado arcebispo de Salvador, foi bispo auxiliar de Fortaleza em 2001. Sete anos depois, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Teresina. Já em 2011, assumiu a Arquidiocese de Brasília, onde permaneceu até 2020.
LEIA TAMBÉM:
Sobrinha de Santa Dulce relembra cerimônia de canonização presidida pelo papa Francisco
Casal, ativista ambiental e padre: baianos relembram bênção do papa Francisco no Vaticano
Arcebispo baiano que presenteou papa com pandeiro feito por quilombolas relembra encontro no Vaticano
Ligação com o papa Francisco
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil é nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho de Cardeais
Dom Sérgio da Rocha foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em novembro de 2016 e chegou a ser presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019.
Francisco, o papa dos excluídos: confira página especial
Em 2021, o papa Francisco também nomeou Dom Sérgio como membro da Congregação para os Bispos. A organização é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos.
Dois anos depois, em 2023, ele também nomeou o arcebispo como membro do Conselho de Cardeais, conhecido como G-9. Dom Sérgio é o único membro latino-americano do grupo.
Além disso, é também membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Morte do papa domina o noticiário mundial; confira repercussão
Confira as últimas palavras de Francisco, proferidas no domingo de Páscoa
Morte do papa
Homenagem ao papa Francisco, na Parça de São Pedro, no Vaticano, nesta segunda-feira (21)
Guglielmo Mangiapane/Reuters
O argentino Jorge Mario Bergoglio morreu às 2h35 (no horário de Brasília). Ele chegou a ficar 38 dias internado com problemas respiratórios. A causa da morte foi divulgada por volta das 15h pelo Vaticano: AVC e insuficiência cardíaca.
Há muito tempo, contudo, ele já enfrentava tratamentos de saúde, sobretudo no pulmonares. Nos últimos dias, ele foi vítima de pneumonia bilateral, condição considerada pelos médicos como desafiadora, porque a capacidade respiratória fica mais comprometida, o que pode afetar outros órgãos e a própria consciência do paciente.
O religioso se tornou o 266º pontífice da Igreja Católica e teve teve uma trajetória de 12 anos marcada por caridade, busca pela paz e pioneirismo: ele foi o primeiro papa latino-americano, primeiro jesuíta a assumir o posto e o primeiro a adotar o nome Francisco.
CONFIRA:
As frases que explicam o papado e a vida de Francisco
Francisco deixa legado de reformas e simplicidade no catolicismo
Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja
Missa na Catedral Basílica dedica ao Papa Francisco lota com fiéis e membros da igreja
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻