Vaticano divulga primeiras imagens do corpo de Papa Francisco no caixão; veja vídeo!

Na noite de segunda-feira (21/04), o Vaticano confirmou oficialmente a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, apenas algumas horas após sua última aparição pública durante a celebração da Páscoa. O falecimento do Pontífice deu início a um protocolo rígido de ritos cerimoniais que guiarão os próximos dias até seu sepultamento.

“O corpo do Papa Francisco será velado a partir desta quarta-feira, na Basílica de São Pedro, e permanecerá no local até o sábado, quando acontece o funeral.” A expectativa é de que fiéis de todas as partes do mundo passem pelo templo para prestar suas últimas homenagens.

O processo começa com uma tradição milenar: assim que a morte do Papa é constatada, o Camerlengo, atualmente o cardeal irlandês Kevin Cardinal Farrell, executa o rito de confirmação. “No mesmo dia, a morte do Papa é verificada e oficializada pelo Camerlengo, o administrador de propriedades da Santa Sé.” O ritual exige que o nome de batismo do Pontífice seja pronunciado três vezes. Sem resposta, sua morte é oficialmente reconhecida e comunicada ao mundo.

Logo após o anúncio, o corpo de Francisco foi preparado e colocado em um caixão de madeira e zinco. Imagens divulgadas pelo Vaticano mostraram os primeiros momentos do corpo no caixão, já selado conforme as tradições. Um vídeo divulgado pelo Vaticano também mostra os primeiros momentos de exibição do corpo do Pontífice no caixão, após o rito de constatação da morte.

Sepultamento

Segundo o guia litúrgico “Ritos Funerais do Pontífice de Roma”, um documento de mais de 400 páginas instituído em 2000, o sepultamento deve ocorrer entre quatro e seis dias após a morte do Papa. Isso se dá enquanto se iniciam as movimentações internas do Conclave, responsável pela escolha de seu sucessor. “O Papa deve ser enterrado entre quatro e seis dias após sua morte. O luto oficial da Igreja é de nove dias.”

A missa exequial será realizada na Basílica de São Pedro, com a presença de líderes religiosos, chefes de Estado e autoridades internacionais. A cerimônia será precedida por uma procissão conduzida pelo Camerlengo, que acompanhará o caixão até o altar. Diferente de seus antecessores, o corpo será exposto ao público somente no caixão e não mais num pedestal elevado, como foi feito com os antecessores, João Paulo II e Bento XVI.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.