Conheça Luis Antonio Tagle, o “Francisco asiático” cotado como próximo papa

O cardeal filipino Luis Antonio Tagle consta na maioria das listas de vaticanistas entre os cotados para suceder o papa Francisco.

Especialistas ouvidos pela CNN pontuam o histórico de compromisso social do arcebispo emérito de Manila, que foi apelidado de “o Francisco asiático” por conta de sua relação com os pobres.

Se eleito, Tagle seria o primeiro papa da Ásia.

O site “Crux”, que é especializado em cobertura da Igreja Católica e Vaticano, publicou um artigo, no qual descrevia o cardeal Tagle como “um moderado orientado à justiça social, que é mais conhecido pela sua defesa dos imigrantes e dos pobres, e cujo estilo de vida pessoal fala de modéstia e simplicidade”.


O cardeal Luis Antonio Tagle participa de uma missa com os novos cardeais, presidida pelo papa Francisco na Basílica de São Pedro, em 8 de dezembro de 2024, na Cidade do Vaticano.
O cardeal Luis Antonio Tagle participa de uma missa com os novos cardeais, presidida pelo papa Francisco na Basílica de São Pedro, em 8 de dezembro de 2024, na Cidade do Vaticano. • Franco Origlia/Getty Images

Uma fonte afirmou à CNN que Tagle “é um candidato forte”. “Ele tem histórico de compromisso social e vem do Oriente, onde a Igreja costuma ser mais tradicionalista do que na Europa. Poderia fazer uma ponte mais fácil com os conservadores norte-americanos e mostraria um aumento da internacionalização da Igreja”, relatou.

No papel, o filipino, que geralmente prefere ser chamado pelo apelido “Chito”, parece ter todos os requisitos para ser um papa.

Ele tem décadas de experiência pastoral desde sua ordenação sacerdotal em 1982. Depois, adquiriu experiência administrativa, primeiro como bispo da cidade filipina de Imus e depois como arcebispo de Manila, a capital do país.

O Papa Bento XVI o proclamou cardeal em 2012.

Em uma ação vista por alguns como uma estratégia de Francisco para dar a Tagle alguma experiência no Vaticano, o papa o transferiu de Manila em 2019 e o nomeou chefe do braço missionário da Igreja, formalmente conhecido como Dicastério para a Evangelização.

Ele vem do que alguns chamam de “pulmão católico da Ásia”, já que as Filipinas têm a maior população católica da região. Sua mãe era filipina de origem chinesa. Ele fala italiano e inglês fluentemente.

Entre 2015 e 2022, ele foi o principal líder da Caritas Internationalis, uma confederação de mais de 160 organizações católicas de assistência, serviço social e desenvolvimento ao redor do mundo.

Em 2022, o papa Francisco demitiu toda a liderança da Caritas após acusações de intimidação e humilhação de funcionários e nomeou um comissário para administrá-la. Tagle, que também foi destituído do cargo, era presidente nominal, mas não se envolvia nas operações cotidianas, que eram supervisionadas por um diretor-geral leigo.

Ao anunciar a dramática decisão do papa, Tagle disse em uma reunião da Caritas que as mudanças eram um momento para “enfrentar nossos fracassos”. Resta saber como a saga impactará as chances de Tagle no papado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conheça Luis Antonio Tagle, o “Francisco asiático” cotado como próximo papa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.