A rede de restaurantes TGI Fridays, que está em processo de falência, conta agora com apenas 85 estabelecimentos nos Estados Unidos, segundo seu site.
É um declínio acentuado na rede, que tinha cerca de 270 locais nos EUA no início do ano passado e tem visto seu número de estabelecimentos diminuir rapidamente desde então.
A empresa controladora do TGI Fridays entrou com pedido de Chapter 11 no final do ano passado e tinha 164 estabelecimentos abertos, mas continuou fechando locais durante o processo de falência, com mais 30 unidades encerrando as atividades no último mês.
Quando entrou com pedido de falência em novembro de 2024, a empresa disse em comunicado que as consequências da pandemia foram o “principal motivo de nossos desafios financeiros”.
E que usaria o processo do Chapter 11 para “explorar alternativas estratégicas para garantir a viabilidade da marca a longo prazo”.
Desde então, a empresa vendeu dezenas de restaurantes para franqueados, incluindo Ray Blanchette, ex-CEO da rede, que retornou ao TGI Fridays em janeiro para liderar a marca em dificuldades.
Blanchette planeja revelar um cardápio renovado no próximo mês, com foco em itens que a Geração Z adora, incluindo tendências “swicy” (doce e picante), comidas fusion e maior ênfase em carnes grelhadas frescas.
Em entrevista à Business Insider, ele também citou a forte presença internacional da rede, com cerca de 400 locais, como um sinal de que o TGI Fridays ainda pode ser relevante.
Ainda assim, será uma batalha difícil para o TGI Fridays nos EUA, que tinha cerca de 600 estabelecimentos em seu auge em 2008.
As redes de restaurantes casuais geralmente atendem famílias de baixa e média renda que procuram uma refeição em ambiente tradicional, mas os clientes estão abandonando essas empresas à medida que sua renda disponível diminui.
Isso forçou várias redes a pedir falência nos últimos anos, incluindo Hooters, Bar Louie, Buca di Beppo e On the Border.
Além disso, as vendas no Denny”s, Applebee”s, Outback Steakhouse, Bonefish Grill, Red Robin e Cracker Barrel estão caindo, e eles estão fechando centenas de restaurantes coletivamente.
O TGI Fridays começou em 1965 em Manhattan como um lugar para solteiros se conhecerem e foi uma das primeiras grandes redes a popularizar o conceito de “happy hour”.
O cardápio apresenta uma ampla variedade de pratos típicos do conforto americano, incluindo asas de frango, casquinhas de batata e hambúrgueres.
Os clientes reconhecem instantaneamente seu interior peculiar com lâmpadas estilo Tiffany e grandes cabines vermelhas, além de um grande bar que geralmente é o ponto focal de um TGI Fridays.
E sua equipe de atendimento usava “flair”, ou broches e outras peças decorativas em seus uniformes que se tornaram uma piada no filme “Trabalho Duro” de 1999.
Kopenhagen perde exclusividade da “língua de gato”, decide Justiça
Este conteúdo foi originalmente publicado em Em meio à falência, TGI Fridays possui agora apenas 85 unidades nos EUA no site CNN Brasil.