Cerca de 60 cardeais estão no Vaticano para ritos finais do papa Francisco

Cardeais se reúnem no Vaticano para os ritos fúnebres e o conclave que elegerá o sucessor do papa. Cerca de 60 cardeais já estão presentes na sede da Igreja Católica. A expectativa é que esse número aumente nos próximos dias.

Após o funeral, haverá nove dias de cerimônias em homenagem ao Papa, celebradas por cardeais. Em seguida, terá início o conclave, a reunião a portas fechadas para a eleição do novo pontífice. A Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis estabelece as regras para esses eventos.

Veja a vida do papa Francisco em fotos

O corpo do Papa será levado para a Basílica de São Pedro amanhã, às 9h no horário local  – 4h em Brasília – para o velório. O funeral está marcado para sábado, às 10h no horário local – 5h em Brasília – na Basílica de São Pedro. Após a cerimônia, o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior.

Segundo informações da jornalista Gina Marques, da CNN Brasil, diretamente do Vaticano, 60 cardeais já estão na sede do catolicismo. Ainda não se sabe se todos eles integrariam a lista de 135 “elegíveis”, ou se integram os 120 cardeais que concorrerão ao posto de líder máximo da Igreja Católica.

O número deve aumentar gradualmente, pois muitos cardeais vivem em países distantes como a Mongólia, e leva tempo para que todos cheguem. A presença desses cardeais marca o início dos preparativos para os ritos de despedida do papa e para o futuro conclave.

Cardeais se reúnem para definir funeral

Os cardeais estão se reunindo no Vaticano nesta terça-feira (22) para tratar dos detalhes do funeral do papa Francisco. A Santa Sé já confirmou que a cerimônia começará no sábado (26).

Todos os membros do Colégio Cardinalício mundial são convidados a ir a Roma e participar das reuniões diárias da Congregação Geral, conforme estipulado na Constituição Apostólica “Universi Dominici Gregis”.

Após o funeral, haverá nove dias de cerimônias em homenagem ao papa, celebradas por cardeais. Em seguida, terá início o conclave, a reunião a portas fechadas para a eleição do novo pontífice. A Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis estabelece as regras para esses eventos.

Veja imagens de onde será escolhido o novo papa

A expectativa é que o conclave ocorra entre os dias 6 e 10 de maio, conforme as regras que determinam um prazo de 15 a 20 dias após a morte do papa para o início do processo. A tradição da escolha diz que ela é feita a portas fechadas remonta ao século XI.

Os cardeais também discutirão os caminhos da Igreja Católica. É provável que o próximo papa dê continuidade ao sínodo iniciado pelo papa Francisco, que discute o futuro da instituição. O pontífice desejava que o sínodo continuasse até 2028.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Cerca de 60 cardeais estão no Vaticano para ritos finais do papa Francisco no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.