A iniciativa de deportação do presidente Donald Trump está assustando os clientes latinos e prejudicando as vendas de cerveja, de acordo com a Constellation Brands, proprietária da Modelo e da Corona.
Desde que assumiu o cargo, Trump e sua equipe adotaram medidas agressivas para reprimir a imigração, inclusive invocando uma autoridade raramente usada em tempos de guerra. O governo Trump cometeu alguns erros nas últimas semanas, incluindo a deportação equivocada de um salvadorenho.
Cerca de metade dos clientes da Constellation nos EUA são hispânicos, e alguns pararam de sair para restaurantes e de se reunir em grandes grupos por medo de serem arrastados pelas deportações, disse o CEO da Constellation Brands, William Newlands, em uma teleconferência com analistas na quinta-feira.
“Muitos consumidores da comunidade hispânica estão preocupados neste momento”, disse ele.
“As reuniões sociais, uma área em que o consumidor hispânico costuma consumir cerveja, estão diminuindo hoje como parte dessas preocupações gerais que eles têm”.
Essa retração contribuiu para uma queda de 1% nas remessas de cerveja da Constellation no último trimestre. A Constellation disse que a desaceleração nas vendas de cerveja foi mais pronunciada em varejistas em bairros com grandes populações hispânicas.
Em uma entrevista ao Wall Street Journal, Newlands disse que alguns compradores latinos estão transferindo suas compras para grandes redes de varejo na tentativa de se misturar à multidão.
Isso significa que eles não estão mais frequentando lojas de conveniência menores ou bodegas que atendem principalmente a consumidores hispânicos.
As políticas de imigração de Trump são outra fonte de pressão sobre as empresas, além das tarifas que causaram turbulência econômica e ameaçam uma recessão.
Burlington, Foot Locker, Colgate-Palmolive e Monster registraram vendas fracas entre os clientes hispânicos nas últimas semanas.
“Obviamente, há um impacto sobre a demanda hispânica, como vimos, um tráfego menor de consumidores hispânicos”, disse o vice-presidente da Colgate-Palmolive, John Faucher, em uma conferência no mês passado.
Até agora, neste ano, as compras discricionárias entre os consumidores hispânicos caíram em um ritmo mais rápido do que entre os clientes não hispânicos, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Circana.
Um “tema consistente que ouvimos nos últimos meses tem sido a crescente pressão entre [os consumidores hispânicos] decorrente de preocupações com a política de imigração”, disse Nik Modi, analista da RBC Capital Markets, em uma nota aos clientes na semana passada. “Isso se manifestou no recuo do varejo.”
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