Eleições 2024: convenções confirmam três candidaturas à Prefeitura de São Carlos; veja lista


Partidos, coligações e federações têm até 15 de agosto para registrar as chapas na Justiça Eleitoral. Mario Casale (Novo), Netto Donato (PP) e Newton Lima (PT) são candidatos à Prefeitura de São Carlos
Reprodução/Facebook
Com o fim do prazo para convenções e escolha de nomes na segunda-feira (5), três candidatos à Prefeitura de São Carlos (SP) foram oficializados pelos partidos para as eleições de 6 outubro deste ano. Confira os nomes na lista abaixo.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Agora, os partidos, coligações e federações têm até 15 de agosto para registrar as chapas. O procedimento permite que a Justiça Eleitoral avalie se um concorrente atende aos requisitos previstos na lei ou se há alguma circunstância que o torna inelegível.
A lista a seguir, de candidatos oficializados nas convenções, foi organizada em ordem alfabética.
Mario Casale (Novo)
Mario Casale é pré-candidato do Novo a prefeito de São Carlos
Acidade On/São Carlos
O empresário Mario Casale, de 39 anos, foi aprovado como candidato durante convenção realizada em 28 de julho. O candidato aprovado para o cargo de vice-prefeito na chapa é o professor Sidnei Moura, formando uma chapa pura do Novo.
Formado em engenharia de produção mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), Mario Casale é casado, trabalhou por quatro anos no mercado financeiro na capital paulista. Em 2011, voltou a trabalhar na empresa de máquinas agrícolas de sua família, da qual se tornou presidente em 2020. Em outubro de 2023, ele deixou o cargo e, atualmnte faz parte do conselho da empresa.
É fundador do grupo de trabalho voluntário ‘Move Sanca’, e trabalhou em projetos como o Enchentes Zero, São Paulo Carlos 2050 e Gestão de Doações. Ele disputa sua primeira eleição.
Novo define Mario Casale como candidato a prefeito de São Carlos
Durante entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, ele contou como decidiu se tornar candidato neste ano.
“A indignação das pessoas com os políticos é enorme. É a mesma indignação que eu sinto e sentia quando comecei esse projeto seis anos atrás com trabalho voluntário. Eu fiz projetos para mudar São Carlos, mas infelizmente tudo aquilo que eu levava para a prefeitura não dava certo, eles não aceitavam. Eu decidi então sair da minha indignação, ir para ação, aceitar o convite do partido Novo para começar esse projeto através da política, que é onde já está o nosso dinheiro, é onde estão as decisões, é onde a gente precisa se mobilizar”, disse.
Netto Donato (PP)
Netto Donato é pré-candidato do PP à prefeitura de São Carlos
Reprodução Facebook
Antonio Donato Netto foi aprovado como candidato durante convenção realizada em 28 de julho. Completa a chapa concorrente à prefeitura João Muller (MDB), como candidato aprovado a vice-prefeito.
Netto é advogado e mestre em políticas públicas. Aos 42 anos, concorre a prefeito pela terceira vez. Em 2016, ficou em segundo lugar com 20,25% dos votos; em 2020, teve 16,02% dos votos. Também concorreu a vereador em 2012, não sendo eleito.
Em agosto de 2022 passou a integrar a atuação administração municipal de São Carlos, primeiro como secretário de Planejamento e, depois, como secretário de Governo. Deixou o cargo em 16 de maio.
A candidatura de Netto Donato é sustentada pela coligação “Amor por São Carlos” formada pelos partidos: PP, MDB, Republicanos, PDT, Podemos, PL, PRD, Avante, Solidariedade, e a federação PSDB/Cidadania.
Coligação ‘Amor por São Carlos define Netto Donato como candidato a prefeito de São Carlos
O candidato falou em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, sobre as prioridades de seu governo, caso seja eleito.
“Educação e saúde sempre são prioridades. Além delas, o combate às enchentes, a segurança e a zeladoria da cidade, esse é o sonho de cada são-carlense de ver a cidade cada vez melhor e por isso essa grande união, pessoas que amam São Carlos, pessoas de São Carlos, para colocar São Carlos no lugar top no Brasil e no mundo”, disse.
Newton Lima (PT)
Newton Lima (PT) é pré-candidato a Prefeitura de São Carlos em 2024
Reprodução
Newton Lima (PT) foi aprovado durante convenção do partido realizada em 3 de agosto. A chapa é completada com Marcos Martinelli (PSD) como vice.
Professor de ensino superior e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Newton Lima, tem 70 anos e começou a carreira política em 1998, quando disputou como vice-governador de SP, não sendo eleito.
Em 2000, foi eleito prefeito de São Carlos, com 39,94% dos votos válidos, sendo reeleito em 2004 com uma votação que representou 42,84% dos votos válidos. Em 2010, se elegeu como deputado federal. Tentou a reeleição em 2014, ficando como suplente.
Em torno da sua candidatura foi formada a coligação “São Carlos merece o melhor” , formada pela federação PT, PCdoB e PV, e pelos partidos PSOL, Rede, União Brasil, PSB e PSD.
PT oficializa Newton Lima como candidato a prefeito de São Carlos
Em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, Newton Lima disse que quer trazer o orgulho da cidade de volta ao povo são-carlense.
“Desde o começo do século nesses 24 anos nós tivemos um período de prosperidade de 12 anos com meus dois governos e um do Oswaldo Barba, um governo democrático popular, depois, infelizmente, 12 anos de retrocesso, que nós esperamos, com o voto popular, que termine no final do ano. Nós precisamos recuperar a autoestima e o orgulho de ser são-carlense, fazer com que a cidade volte a se notabilizar no cenário nacional em qualidade de vida, desenvolvimento e prosperidade”, disse.
VEJA OS VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.