Policiais agridem idoso e filho durante abordagem; Veja VÍDEO

Uma abordagem policial em um bar de Santa Juliana, no Triângulo Mineiro, terminou com um idoso e seu filho agredidos por policiais militares no último sábado (22). O caso foi registrado por câmeras de monitoramento e causou indignação na cidade. As informações são do g1.

“Eu estava trabalhando e eles chegaram de repente, bateram no meu filho e depois me deram um soco no rosto que me fez desmaiar”, disse José Antônio Hilario Filho, proprietário do estabelecimento, que precisou de atendimento médico após a agressão.

A Polícia Militar (PM) informou que realizava uma batida policial em diversos bares da cidade para reforçar a segurança. No entanto, as imagens mostram os agentes chegando ao local e iniciando uma ação violenta.

As câmeras do bar registraram toda a abordagem, incluindo o momento em que José desmaiou. Por volta de 18h20, ele e o filho estavam em frente ao bar quando duas viaturas da PM se aproximaram e pararam. Um dos policiais desceu do veículo e disse algo para o idoso. Em seguida, o agente empurrou o filho dele contra uma mesa. O homem caiu no chão, mas logo se levantou.

Os policiais continuaram com as agressões e tentaram imobilizá-lo. No meio da confusão, o idoso tentou intervir e foi atingido por um soco no rosto, desmaiando imediatamente. Enquanto ele estava desacordado no chão, os policiais mantiveram o filho dele contido. Momentos depois, uma mulher apareceu na gravação e também foi contida pelos agentes.

Na sequência, os policiais arrastaram o filho do idoso até a viatura. José permaneceu caído no chão até ser socorrido minutos depois pela mulher que estava no local.

Polícia diz que houve desacato por parte do filho do idoso

No boletim de ocorrência, a PM alegou que o filho de José proferiu palavras ofensivas ao perceber a aproximação dos agentes, o que teria motivado sua prisão. Segundo o relato oficial, foi necessário “uso de força” para contê-lo, pois ele resistiu à abordagem.

Ainda segundo o documento, o idoso tentou interferir na ação e precisou ser contido. A PM também afirma que um dos policiais “se lesionou no punho” durante a ocorrência.

A esposa de José teria informado aos policiais que o filho faz uso de “medicamentos psiquiátricos” e que havia consumido bebida alcoólica momentos antes da abordagem, o que poderia ter contribuído para o nervosismo dele. Após a confusão, pai e filho foram levados ao Hospital Municipal de Santa Juliana para atendimento.

Idoso contesta versão dada pela PM

José nega que o filho tenha desacatado os policiais e afirma que a abordagem foi violenta desde o início. “Eu fico decepcionado com a polícia, quem deveria nos proteger faz uma coisa dessas. Tem tanta gente que precisa deles, nem bandido pode ser abordado daquela forma”, disse.

Ele também declarou que foi agredido ao questionar a prisão do filho e que não recebeu explicações dos militares. Desde o ocorrido, José afirma que trabalha com medo. “Sempre fico pensando que eles vão chegar e nos agredir novamente. O que aconteceu é uma tristeza, nunca passamos por isso e iremos tomar nossas providências na Justiça”.

Veja o vídeo:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.