Veículo ferroviário colide contra caminhão carregado de arroz; Veja VÍDEO

Um acidente envolvendo um veículo ferroviário e um caminhão carregado de arroz foi registrado na última sexta-feira (21), na cidade de Tubarão, no sul de Santa Catarina. A colisão aconteceu por volta das 16h40, no bairro Congonhas, e foi flagrada por câmeras de segurança instaladas no local.

O veículo ferroviário pertencia à concessionária Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e transportava quatro carretas e nove funcionários da empresa terceirizada Railfer. Esses trabalhadores atuavam em serviços de manutenção na malha ferroviária da região. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento exato da batida, quando o caminhão atravessa a linha férrea sem parar, provocando o acidente.

Funcionários caíram na linha férrea após impacto

Segundo informações da Ferrovia Tereza Cristina, “o cruzamento rodoferroviário em Tubarão é sinalizado conforme a legislação.” Apesar disso, o motorista do caminhão não respeitou a sinalização e cruzou a ferrovia no instante em que o veículo ferroviário passava.

De acordo com o relato da FTC, o veículo ferroviário, conhecido como auto de linha, trafegava pelo local quando precisou acionar a buzina para alertar o caminhoneiro, que não parou a tempo. “As imagens mostram que o auto de linha (veículo que transporta profissionais para manutenção de malha ferroviária) buzina para o caminhão, que cruza sem parar.” Após a colisão, alguns funcionários caíram sobre a linha férrea.

Duas pessoas tiveram ferimentos leves e receberam atendimento imediato. Segundo a empresa, “dois homens foram levados ao hospital com ferimentos leves.” O Corpo de Bombeiros foi chamado logo após o acidente para prestar socorro às vítimas no local. Eles foram encaminhados ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), onde realizaram exames e foram liberados após avaliação médica.

Ainda segundo a Ferrovia Tereza Cristina, o cruzamento onde ocorreu o acidente está em conformidade com o artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, que prevê que “é infração gravíssima não parar o veículo antes de transpor a linha férrea.” O motorista do caminhão, que estava carregado com arroz, saiu ileso da colisão.

Veja o vídeo:

View this post on Instagram

A post shared by Geovane Gomes I Engenharia Rodoviária (@engcivilgeovane)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.