Prefeitura de São José dos Campos assina contrato com empresa vencedora da licitação para alugar 400 ônibus elétricos


Contrato entre a prefeitura e a empresa Green Energy foi assinado na tarde desta sexta-feira (7), em São José. Imagem de arquivo – ônibus em São José dos Campos
Claudio Vieira/PMSJC
A Prefeitura de São José dos Campos assinou, nesta sexta-feira (7), o contrato com a empresa que venceu a licitação para alugar 400 ônibus elétricos que serão utilizados no transporte público da cidade.
Segundo a Prefeitura, o contrato foi assinado na tarde desta sexta, entre o Executivo e a empresa Green Energy S.A. O contrato estabeleceu garantia legal de R$ 20,3 milhões apresentada pela empresa.
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Ainda de acordo com a Prefeitura, a partir de agora, a Green Energy terá cerca de seis meses para entregar os primeiros veículos que substituirão a frota atual. O contrato, que tem duração de 15 anos, tem valor de R$ 2,7 bilhões.
De acordo com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a empresa foi criada em agosto do ano passado, com o nome Costa Blanca Participações S.A.
Em dezembro, depois da divulgação do edital pela Prefeitura de São José, a empresa passou a se chamar Green Energy S.A. e alterou a atividade econômica para locação de automóveis e outros meios de transporte sem condutor.
Ainda segundo a Jucesp, à época a empresa vencedora da licitação tinha um capital declarado de apenas R$ 1 mil. No entanto, a empresa atualizou o valor do capital para R$ 300 milhões junto ao órgão na última quarta-feira (5).
Ônibus em São José dos Campos (SP)
Claudio Vieira/PMSJC
Licitação
No dia 13 de fevereiro, a Prefeitura de São José dos Campos informou que a empresa Green Energy S.A., que tem sede na capital, venceu a licitação da Urbanizadora Municipal (Urbam) para fazer o aluguel de 400 ônibus elétricos para o sistema de transporte público da cidade.
Segundo a prefeitura, a empresa – que foi a única interessada na atual licitação – atende a todas as exigências do órgão e foi habilitada. O período de contrato previsto no edital é de 15 anos.
São José divulga empresa responsável por ônibus elétricos
No dia 10 de janeiro foi apresentada a proposta da empresa de R$ 2.718.419.768,96 – cerca de 8,5% abaixo do valor de referência da licitação, para fazer o aluguel dos 400 ônibus elétricos.
Na ocasião, a sessão foi suspensa para que os documentos da empresa fossem analisados antes da decisão da prefeitura.
Após um mês de análise, a retomada da sessão foi realizada no final da tarde do dia 13 de fevereiro, na sede da Urbam, momento em que a prefeitura anunciou o resultado, declarando a Green Energy S.A. como responsável pelo aluguel.
O edital tem o objetivo de que os ônibus elétricos substituam a atual frota convencional do transporte público de São José.
O contrato de 15 anos prevê que os veículos elétricos locados precisam ter equipamentos obrigatórios, como:
ar-condicionado
entrada USB em cada banco
tela LED de 21 polegadas
3 a 5 câmeras de monitoramento interno
sistema de áudio
A operação dos ônibus elétricos deve ser dividida em três etapas na cidade: aluguel dos veículos, empresa para operar o sistema, além de uma fintech para gerir a parte financeira.
Em breve, a prefeitura deve abrir um novo edital, dessa vez para definir uma empresa para gerir a operação dos ônibus elétricos.
Essa foi a sexta tentativa da gestão municipal em contratar uma empresa para prestar o serviço na cidade. Em entrevista ao Link Vanguarda no início do ano, o prefeito Anderson Farias (PSD) prometeu operação completa da frota de ônibus elétricos para 2026.
Anderson Farias (PSD) fala sobre governo no Link Vanguarda
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