Zelensky parabeniza Ucrânia em três anos de guerra por “heroísmo absoluto”

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky parabenizou nesta segunda-feira (24) o “heroísmo absoluto” da Ucrânia ao marcar o terceiro aniversário da invasão em larga escala de Moscou, e quando os líderes europeus começaram a chegar à capital Kiev em uma demonstração de apoio ao país.

“Três anos de resistência. Três anos de gratidão. Três anos de heroísmo absoluto dos ucranianos. Estou orgulhoso da Ucrânia!” Zelensky escreveu na rede social X, ao lado de um vídeo mostrando cenas da linha de frente e civis ucranianos apoiando os esforços de guerra durante o conflito.

Ele continuou, “agradeço a todos que a defendem e apoiam. A todos que trabalham pela Ucrânia. E que a memória de todos os que deram as vidas por nosso Estado e povo seja eterna.”

 

O aniversário acontece com a Ucrânia enfrentando grande incerteza sobre seu futuro depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, se voltou para a Rússia e autoridades dos EUA insistem que a Europa não pode mais contar com Washington para sua defesa.

Líderes europeus chegaram à Ucrânia nesta segunda-feira (24), de acordo com postagens de mídia social e imagens mostradas pela emissora pública ucraniana Suspilne.

Algumas estradas no centro de Kiev, capital do país, foram bloqueadas e policiais foram mobilizados.

“No 3º aniversário da invasão brutal da Rússia, a Europa está em Kiev”, afirmou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em um post no X, ao lado de um vídeo que a mostrou encontrando autoridades em uma estação ferroviária com o presidente do Conselho Europeu, Antonio Costa.

Ela continuou dizendo que, “estamos em Kiev hoje, porque a Ucrânia é a Europa”, ressaltou. “Nesta luta pela sobrevivência, não é apenas o destino da Ucrânia que está em jogo.”

 

Imagens postadas pela emissora em seu canal do Telegram mostraram o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, também desembarcando de um trem e cumprimentando autoridades.

Conflito continua

Enquanto isso, a Rússia lançou outra barragem de drones de ataque pela Ucrânia durante a noite, segundo a Força Aérea da Ucrânia.

Moscou lançou 185 drones de ataque na Ucrânia, dos quais 113 foram abatidos e outros 71 desapareceram do radar após serem bloqueados, pontuou a autoridade ucraniana nesta segunda-feira (24).

O ataque “afetou” as regiões de Dnipropetrovsk, Odesa, Kiev e Khmelnytsky, informou no Telegram, sem dizer se causou danos ou vítimas.


Defesa aérea de Kiev repele ataque de drones russos à capital. • Reprodução/Reuters

A ofensiva acontece um dia depois que a Ucrânia enfrentou seu maior ataque de drones desde a invasão da Rússia, com 267 dispositivos lançados, dos quais 138 foram interceptados, conforme autoridades ucranianas no domingo.

O comandante-chefe das forças armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, também saudou suas tropas no aniversário da invasão.

“O mundo não acreditava que sobreviveríamos, mas o povo ucraniano resistiu aos ataques do inimigo com dignidade”, escreveu no Telegram.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky parabeniza Ucrânia em três anos de guerra por “heroísmo absoluto” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.