Ataque a tiros deixa um morto e cinco feridos em hospital na Pensilvânia

Um policial foi morto e cinco outras pessoas ficaram feridas quando um homem fez uma equipe médica como refém e fez disparos em um hospital de York, Pensilvânia, na manhã deste sábado (22), disseram autoridades.

O atirador, identificado pelas autoridades como um homem de 49 anos, também foi morto.

Dois outros policiais foram baleados pelo atirador e estão em condições estáveis, disse o promotor distrital do condado de York, Tim Barker, em entrevista coletiva à tarde.

Um médico da unidade de terapia intensiva, uma enfermeira e um zelador sofreram ferimentos a bala e um quarto funcionário ficou ferido em uma queda, segundo Barker.

O atirador chegou ao hospital carregando uma sacola com uma arma e braçadeiras e foi direto para a UTI, onde manteve funcionários como reféns, disse o promotor

Os policiais estavam se preparando para confrontar o atirador e invadir a UTI quando Ortiz manteve um funcionário como refém sob a mira de uma arma e ordenou que a polícia voltasse.

“Eles fizeram isso, para que a pessoa mantida como refém não fosse ferida e estavam tentando iniciar uma discussão com o atirador”, disse Barker. A mulher mantida refém também estava com as mãos amarradas com zíperes, segundo ele.

Quando o atirador saiu para o corredor ainda segurando o funcionário da UTI sob a mira de uma arma, os policiais atiraram contra o homem, confirmou Barker.

O caso parece ter sido direcionado especificamente à UTI, afirmou o promotor. Na semana anterior, o atirador havia entrado em contato com a UTI para fins médicos envolvendo outro indivíduo.

“Nenhum paciente ficou ferido. O hospital agora está seguro”, disse Susan Manko, porta-voz do UPMC Memorial em York, à CNN.

O policial que morreu foi Andrew Duarte, confirmou seu departamento no Facebook.

“Ele era alguém que vestiu o uniforme de serviço e saiu para tentar manter seus vizinhos seguros”, disse o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, em entrevista coletiva. “Ele deve ser elogiado por uma vida de serviço. Estamos profundamente gratos a ele.”

A Pensilvânia perdeu “um herói”, disse o presidente da Ordem Fraternal da Polícia Estadual, Joseph Regan, em um comunicado.

“A bravura e o compromisso do agente Duarte em fazer cumprir a lei são uma prova do altruísmo demonstrado diariamente por aqueles que se dedicaram a proteger e servir”, dizia o comunicado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ataque a tiros deixa um morto e cinco feridos em hospital na Pensilvânia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.