É preciso ter “freio de arrumação”, diz Boulos sobre preços de alimentos

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse, nesta quinta-feira (20), em entrevista à CNN, que é preciso um “freio de arrumação” ao ser questionado sobre o aumento dos preços dos alimentos, que, em sua opinião, é uma questão de enfoque.

“Então precisa ter, logicamente, freio de arrumação. Nós temos uma questão em relação ao preço dos alimentos”, disse Boulos. “Porque é inadmissível que o Brasil, terceiro maior produtor de alimentos do mundo, maior produtor de café, e o café está nesse preço. Maior produtor de proteína animal e a carne está nesse preço. Isso precisa ser enfrentado”, disse Boulos.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços dos grupos de alimentos e bebidas subiram 0,96% em janeiro deste ano, marcando o quinto mês de avanço consecutivo.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou à CNN que o Executivo pretende apostar em uma “supersafra” para que os valores sejam reduzidos. A expectativa é que colheita favoreça queda ainda no primeiro semestre de 2025.

Para Boulos, “o governo já anunciou a política de estoques reguladores para baixar o preço, colocar mais produto em mercado”.

O parlamentar avalia que, caso a questão envolvendo o aumento dos valores dos alimentos seja sanada, as pesquisas sobre o governo devem melhorar.

A aprovação do governo Lula desabou para 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada em 14 de fevereiro. É o pior índice dos três governos do petista.

“Então, baixando o preço dos alimentos, que hoje é a grande preocupação da maioria dos brasileiros, você pode ter certeza que a avaliação do governo vai melhorar”, concluiu o deputado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em É preciso ter “freio de arrumação”, diz Boulos sobre preços de alimentos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.